Segunda etapa concluida. Aqui esta o link de acesso : https://editor.p5js.org/mariaeugenia907/sketches/AJpshAPxW
e o codigo feito:
//variaveis da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 20; let raio = diametro/2;
//velocidade da bolinha let velocidadeXBolinha = 6; let velocidadeYBolinha = 6;
//variaveis da raquete let xRaquete = 5; let yRaquete = 150; let larguraRaquete = 10; let alturaRaquete = 90;
//colisao entre bolinha e raquete let colisao = false;
function setup() { createCanvas(600, 400); }
function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); colisaoBorda(); mostraRaquete(); movimentaRaqueteJogador(); //colisaoRaquete(); colisaoRaqueteBiblioteca(); }
function mostraBolinha() { circle(xBolinha, yBolinha, diametro); }
function movimentaBolinha() { xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha; }
function colisaoBorda() { if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){ velocidadeXBolinha *= -1; } if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){ velocidadeYBolinha *= -1; } }
function mostraRaquete() { rect(xRaquete, yRaquete, larguraRaquete, alturaRaquete); }
function movimentaRaqueteJogador() { if (keyIsDown(UP_ARROW)) { yRaquete -= 10; }
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) { yRaquete += 10; } }
function colisaoRaquete() { if (xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete) { velocidadeXBolinha *= -1; } }
function colisaoRaqueteBiblioteca() { colisao = collideRectCircle ( xRaquete , yRaquete , larguraRaquete , alturaRaquete , xBolinha , yBolinha , raio ) ;
if(colisao) { velocidadeXBolinha *= -1; } }