Boa tarde,
Eu estou acompanhando o curso de ITIL e não consegui visualizar direito a correta utilização do PAN.
O instrutor deu o seguinte exemplo: Imagine que a Alura faz uma oferta de black friday para seus cursos, isso aumenta a demanda e consequêntemente a Alura precisará ajustar-se internamente para continuar ofertando seus serviços de uma maneira que supra um volume maior.
Isto posto, foi dito que esse cenário caracteriza uma situação onde poderíamos criar um Padrão de Atividades de Negócio. Entretanto fiquei pensando o seguinte: O aumento da demanda por aulas, no meu ponto de vista, interfere completamente no processo de servir os clientes.
Em outras palavras, aumentar a disponibilidade de aulas não é somente uma atividade e sim um processo que por sua vez é composto de N atividades, a grosso modo:
- Suportar diversas sessões simultâneas no servidor.
- Utilizar banda para exibição de vídeos.
- Armazenamento de dados.
- Processar requisições .
- Etc
Nesse cenário, seria necessário um PAN para cada uma dessas atividades ? Pergunto isso pois por exemplo: Pode ser que para a primeira atividade seja necessário aumentar a capacidade do servidor, todavia para a segunda atividade não seja necessário aumentar a banda disponível à Alura para acomodar a nova onda de clientes.
Como proceder nesse caso ? Como de fato identificar o que pode dar origem a um PAN ?
Muito obrigado.