1
resposta

PAN - Dúvidas

Boa tarde,

Eu estou acompanhando o curso de ITIL e não consegui visualizar direito a correta utilização do PAN.

O instrutor deu o seguinte exemplo: Imagine que a Alura faz uma oferta de black friday para seus cursos, isso aumenta a demanda e consequêntemente a Alura precisará ajustar-se internamente para continuar ofertando seus serviços de uma maneira que supra um volume maior.

Isto posto, foi dito que esse cenário caracteriza uma situação onde poderíamos criar um Padrão de Atividades de Negócio. Entretanto fiquei pensando o seguinte: O aumento da demanda por aulas, no meu ponto de vista, interfere completamente no processo de servir os clientes.

Em outras palavras, aumentar a disponibilidade de aulas não é somente uma atividade e sim um processo que por sua vez é composto de N atividades, a grosso modo:

  1. Suportar diversas sessões simultâneas no servidor.
  2. Utilizar banda para exibição de vídeos.
  3. Armazenamento de dados.
  4. Processar requisições .
  5. Etc

Nesse cenário, seria necessário um PAN para cada uma dessas atividades ? Pergunto isso pois por exemplo: Pode ser que para a primeira atividade seja necessário aumentar a capacidade do servidor, todavia para a segunda atividade não seja necessário aumentar a banda disponível à Alura para acomodar a nova onda de clientes.

Como proceder nesse caso ? Como de fato identificar o que pode dar origem a um PAN ?

Muito obrigado.

1 resposta

Oi, tudo bem?

Fred aqui, o instrutor.

Existe a oferta regular de cursos, este é um PAN.

Existe a oferta promocional de cursos, este é outro PAN.

Para suportar a oferta promocional de cursos, precisamos aumentar a capacidade do servidor e ter mais gente alocada nos telefones para garantir as vendas, pois tem mais investimento em marketing também.

De que forma podemos organizar esta promoção? Como vamos manter o PAN regular de oferta de cursos em relação ao PAN das promoções?

Todas as perguntas que eu fiz aqui você também parece ter feito. Então, você entendeu sim um PAN e já está tentando operacionalizar ele na sua mente (risos) - pois está pensando nos processos e como alinhar eles em relação a este novo padrão.

Este é o trabalho de desenho de serviço e de coordenação do desenho. Você concorda? Sabendo que temos um PAN para promoções e um PAN para oferta regular, temos que desenhar estes serviços e colocar na operação para ver eles acontecerem na prática!

Faz sentido? Seguimos conversando!

Abraços,

Fred

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software