Olá professor,
Consegui criar um projeto laravel no PHPStorm e criar a conexão com o SQL Server. Foi bem tranquilo. Criei as migrations, defini os blueprints. Como você diz: Simples assim! =)
veja um exemplo do que fiz:
public function up()
{
Schema::create('ccs', function(Blueprint $table) {
$table->bigIncrements('id');
$table->string('nome',20)->unique('UK_nome_ccs');
$table->string('descricao',50)->nullable();
$table->string('status',7)->default('ATIVO');
$table->timestamps();
$table->unsignedBigInteger('dre_id');
$table->foreign('dre_id')->references('id')->on('dres');
});
}
Me corrija se eu estiver enganado, mas achei a curva de aprendizado mais rápido com Eloquent do que com o Doctrine. Até porque já vem integrado no Laravel! =)
Mas... Não sei porque eu já vi exemplos até em outras linguagens e achei o Doctrine mas parecido com ORMs de outras linguagens: Criamos um Model com atributos privados, criamos os Getters e Setters e colocamos as anotações nos atributos. Você executa um comando e o ORM verifica as classes e cria as tabelas no banco. O que a princípio poderia ser uma vantagem, até se quisesse, por exemplo, migrar uma aplicação de uma linguagem para o PHP. Pelo menos a parte das classes do model seriam bem utilizadas.
Já o eloquent parece ser mais produtivo e fácil de implementar...
Qual a sua opinião de mercado (vagas, mais utilizado) e de praticidade ou vantagens e desvantagens ao utilizar uma ou outra ORM?
Empresa, você acaba tendo que seguir o que a empresa utiliza. Em projetos pessoais, qual você utilizaria mais vezes?
Ambos ORM são robustos e aguentam um ambiente de produção frenético (concorrência, locks, etc) ?
É possível utiilizar o Doctrine com o Laravel? É algo previsto e amigável ou seria considerado gambiarra? =)
Veja bem: gostei muito do Eloquent, apenas curiosidade e saber a opinião de quem tem (muito) mais experiência...
Abs e muito obrigado por esse treinamento show! meus códigos mudarão da água para vinho! Principalmente os testes, que nunca utilizei...