1
resposta

Opiniões sobre como exercitar o Cynefin para o mapeamento de problemas

Olá, pessoal.

Nos exemplos que o professor elicitou durante a aula ficou nítido que ele sempre levou em conta uma persona específica para mapear os problemas no Cynefin (Ex: cliente que pede comida pelo iFood, ou os alunos que participavam dos seus treinamentos). Neste sentido tenho algumas dúvidas:

  1. Seria necessário fazer alguma dinâmica prévia para encontrar as personas e depois realizar o mapeamento dos seus respectivos problemas? Ou é recomendável fazer o mapeamento dos problemas de uma forma genérica a fim de se evitar enviesamento/limitação a partir da visão de cada persona?
  2. É aconselhável realizar um mapeamento Cynefin específico para cada persona? Ou focar em uma persona julgada como "principal" já seria suficiente para entender o contexto?

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre estas colocações e eventuais outras que surgirem. Além disso, se alguém já participou de alguma dinâmcia Cynefin gostaria muito de saber como foi sua experiência, resultados e lições aprendidas. Obrigado!

1 resposta

Olá Wesley, tudo bem ?

Bom acredito que realizar uma dinâmica prévia para encontrar as personas dependeria muito do produto em si, então nesse caso é melhor trabalhar de uma forma mais genérica pensando em todos os problemas que poderia causar independente da persona afim de evitar limitações.

Agora criar um mapeamento para cada persona vai depender muito de quantas personas você tiver , por exemplo se você tiver um número muito alto de personas talvez fazer um mapeamento para cada uma não seria muito vantajoso para si, então como visto na aula é melhor considerar uma persona. Por que assim no seu entendimento fica um pouco mais simples para realizar o mapeamento e pensar nas possibilidades que podem ocorrer.

Que você tenha um excelente estudos e qualquer dúvida sinta-se à vontade para compartilhar aqui no fórum.

Abraços e bons estudos.