2
respostas

Opinião sobre didática + sugestão

Sugestão

Gostaria primeiramente de iniciar com uma discussão um pouco off-topic, mas que não sei exatamente onde colocar: que tal permitir adicionar comentários em tópicos mais antigos que ainda não foram fechados? Por exemplo: esse tópico trata de uma percepção sobre o curso, cuja natureza não terá uma "solução". Logo, poderia permanecer aberto para discussões futuras. Pelo que percebi, me parece que tópicos antigos ficam indisponíveis para adição de novos comentários (mesmo sem solução)

Opinião sobre a didática

Conforme colocado pelo colega Roberto Parise, neste link, compartilho de sua opinião sobre a profundidade de ambos os cursos novos de React (este sendo o segundo), que ainda não foram listados oficialmente na formação Front-end. Eu acredito que os conteúdos são demasiadamente superficiais, soando como uma espécie de revisão para quem de fato já conhece a tecnologia. Uma revisão sobre a arquitetura do react, sobre que problema pretende resolver, bem como pontos positivos e negativos acho que seriam essenciais. Além disso, ao se propor a abordar assuntos mais avançados, como Higher Order Components, os exemplos são banais e não parecem fazer muito sentido num caso real. Exemplo: a mesma linha de raciocínio usada para implementação do mesmo poderia ser utilizada para qualquer outro componente utilizado das bibliotecas padrões. Por fim, os conteúdos para "fixação", que são colocados entre os vídeos de modo a sedimentar o que foi abordado são banais a ponto de não ser nem necessário ler a questão colocada, já que em sua maioria tratam de copy & paste de alguma linha de código abordada no vídeo. Poderiam, na minha visão, fazer com que o aluno refletisse e serem minimamente desafiadores..

Gostaria de ouvir de outros colegas se compartilham dessa impressão ou se estou sendo muito rígido na análise.

PS: Segui toda formação front-end, passando pelos cursos de javascript avançado, que representam pra mim os cursos com a maior profundidade e cuidado com o material apresentado (pra você que está lendo isso no futuro, vá até os ministrados pelo Flavio Almeida, são exemplares nos pontos levantados acima).

2 respostas

Boa noite, Lucas! Como vai?

Sobre a sua sugestão, há um link no rodapé aqui do fórum chamado "Sugira uma funcionalidade". Lá vc pode enviar a dica que mandou aqui.

Já sobre seu feedback, eu o agradeço! É com participações como essa que fazemos da Alura uma plataforma cada vez melhor! Inclusive, no que diz respeito a esse curso específico, vc teria alguma dica de assunto? Veja, ambos os cursos são introdutórios sobre o tema, então deve-se levar em consideração principalmente os alunos mais iniciantes. Tendo isso em vista, vc teria alguma sugestão de assunto onde poderia ser tratado high order components e os demais temas do curso? Sua opinião será de extrema importância pra gente!

Grande abraço e continue assim, meu aluno!

Fala Gabriel, tudo bem e você?

Trabalhando a essas horas, meus parabéns! Agradeço a resposta rápida, bem como a dica sobre como sugerir funcionalidades. Olhando as sugestões, já foi comentado algo bem parecido com o que sugeri acima.

Me considero parte da turma de iniciantes que esse curso foca, nunca tinha estudado sobre essa tecnologia antes. Entendo que tenha que haver um compromisso entre profundidade que se entrará num tema versus exemplos mais diretos, de modo a evitar algo muito maçante, com uma pilha de conceitos sendo despejadas sem o tempo apropriado para digestão. No entanto, conforme coloquei antes, entendo que a balança pendeu demais para o lado: "vamos fazer algo funcional o mais rápido possível". Saliento que pode ser algo devido ao meu perfil especificamente, talvez com mais participação da comunidade, poderíamos ter um termômetro melhor desta avaliação.

Sobre conteúdos a serem abordados, acredito que a ementa em si está bem montada (considerando que sou aluno e não alguém que conhece a tecnologia), mas mais tempo poderia ser gasto na explicação de cada um dos métodos que compõe o ciclo de vida do react, efeitos colaterais de se desviar das práticas sugeridas. Pessoalmente, escolheria ter menos quantidades de assuntos tratados dentro do universo react em benefício de uma análise mais aprofundada sobre partes cruciais desta tecnologia.

A respeito de sugestões sobre Higher Order Components, não entendo de fato sua utilização prática ainda e quem sabe no futuro, com mais experiência, poderia vir aqui com um exemplo mais elucidativo deste caso. Contudo, olhando a documentação oficial, minha interpretação de iniciante aponta que este padrão de design está relacionado a quando possuímos muitos componentes que fazem ações bastante semelhantes. Desta maneira, podemos agrupar isso num componente mais genérico que fica com a responsabilidade de gerenciar a criação de outros componentes filhos, que pouco diferem entre si. Por outro lado, o exemplo abordado aqui no curso contorna o caso de se, por algum motivo, o react-router-dom não retornar mais um componente chamado Link, temos apenas um local para alteração deste trecho de código. Nesse sentido que, no comentário anterior, coloquei que essa premissa em teoria pode ser usada para qualquer componente padrão que estamos utilizando e não ficou claro para mim esse conceito de Higher Order Componentes. Novamente, reitero que não tenho experiência alguma com a tecnologia e certamente não sou indicado para exemplos mais elucidativos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software