Nao entendi exatamente pq os objetivos tem q estar centralizados....essa regra vale pra qqr projeto criado no scratch, ou apenas para jogos do tipo ping pong?
Nao entendi exatamente pq os objetivos tem q estar centralizados....essa regra vale pra qqr projeto criado no scratch, ou apenas para jogos do tipo ping pong?
Oi Rogerio!! Isso vale para o Scratch, do centro da tela para a esquerda fica negativo, para direita fica positivo. Para cima é positivo e para baixo é negativo. Se desenhar sobre o alvo, significa que o desenho está no 0X e 0Y. Se vc desenhar a -20X do alvo, isto é, a direita do alvo, quando iniciar o jogo e vc enviar a raquete para a posição 200X , o que vai acontecer, é que essa diferença de -20 que está fora do alvo, vai influenciar na coordenada final, já que o canvas acredita, que o desenho está no alvo. Isto quer dizer que ao invés de setar a raquete em X200 , por causa da distancia do alvo, a raquete ficará na posição X180. Esse também é uma das razões, em que alguns não entendem pq está a marcar ponto encostando na raquete. Mas se a bolinha foi desenhada fora do alvo, em um dos lados ela vai marcar antes e no outro ela nunca vai marcar.
Espero ter ajudado!!
faça o teste, desenho o campo do jogo, e depois desenhe a bolinha.
Depois faça o código, exatamente como na imagem abaixo, deixe o ator no alvo e experimente como ator fora do alvo. E coloque valores na posição x e y, e veja !!! Aproveite e quando desenhar a bolinha arraste-a com o mouse e veja as posições que falei sobre esquerda positivo, pra baixo negativo... Bons estudos.