Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O som se inicia automaticamente no navegador Firefox, mas é preciso uma colisão para que ele se inicie no Chrome

Alguém mais está enfrentando esse problema? Fiz tudo exatamente como o professor sugeriu. Não sei o que está acontecendo.

1 resposta
solução!

Olá Jefferson, tudo bem com você?

Obrigado pela paciência em obter um retorno aqui no fórum.

Em relação ao problema mencionado acima, ele pode ocorrer devido a localização ou a forma de chamar os códigos responsáveis pela ativação dos sons dentro do seu projeto, portanto vou deixar abaixo a localização e forma correta de chamar cada um em seu devido arquivo: No arquivo sketch.js a function setup() deve estar assim:

function setup() {
  createCanvas(500, 400);
  somDaTrilha.loop();
}

No arquivo ator.js a function verificacolisao() deve estar assim:

function verificaColisao(){
  //collideRectCircle(x1, y1, width1, height1, cx, cy, diameter)
  for (let i = 0; i < imagemCarros.length; i++){
    colisao = collideRectCircle(xCarros[i], yCarros[i], comprimentoCarro, alturaCarro, xAtor, yAtor, 15)
    if (colisao){
      voltaAtorParaPosicaoInicial();
      somDaColisao.play();
      if (pontosMaiorQueZero()){
        meusPontos -= 1;
      }
    }
  }
}

E ainda no arquivo ator.js a function marcaPonto() deve estar dessa forma:

function marcaPonto(){
  if (yAtor < 15){
    meusPontos += 1;
    somDoPonto.play();
    voltaAtorParaPosicaoInicial();
  }
}

Acredito que colocando essas variáveis nos devidos lugares e chamadas da devida forma esse problema será resolvido.

Ademais, gostaria de lhe informar que esse problema também pode ser relacionado às configurações latentes de cada navegador, e a forma que o p5.js se comporta em cada navegador.

E caso as instruções acima não tenham funcionado, gostaria que você me enviasse o link do seu projeto para que eu consiga entender melhor o seu problema e identificar em qual dos arquivos se encontra o erro mencionado.

Continue estudando e evoluindo cada vez mais seus estudos e conte com a comunidade da Alura para te auxiliar.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e bons estudos!