Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

O React não é uma framework!!! É uma biblioteca!!!

Vi o instrutor dizendo várias vezes que o React é um framework, mas não, ele é uma biblioteca. Existe uma grande diferença entre framework e biblioteca.

Essa imagem ilustra muito bem essa diferença:

https://i0.wp.com/csbytes.com/wp-content/uploads/2018/05/library-framework.png?fit=660%2C260

5 respostas
solução!

Oi Sergio, tudo bem? De fato, O React sozinho é uma lib, mas o ecossistema em volta dela faz com que as vezes isso fique um pouco confuso.

No geral, a comunidade mesmo as vezes confunde os termos, mas no geral, deixamos passar por que no final, chamar de lib ou de framework não impacta tanto na prática do que vamos aprender e nos recursos que ela fornece.

Desculpa a canelada, espero que isso não seja um impeditivo pra você.

Isso é uma questão interessante.

De fato o react é uma biblioteca que nos oferece a construção de componentes customizados, componentes esses com ciclo de vida gerenciável e facilitado por ele (React).

Mesmo utilizando vários outros módulos (Redux, Router, etc...) - Sim, chamamos de módulos eu extensões por terem o React como requisito - nada me impede de usar Vanilla em certo ponto do projeto.

Mas temos uma questão: O React faz todo o bootstrap da sua aplicação e injeta seus módulos para uso global. Isso a torna uma lib with steroids e pode sim ( e não vejo problema nisso) ser confundida com uma framework. Não é pecado afinal...

Isso Edgar. Em tempos atrás a mesma coisa aconteceu com o jQuery, alguns chamavam de lib, outros de framework e até em livros há referências a jQuery como um framework.

Na prática, a terminologia usada pra definir o que aquilo é, não impacta em nada no que ela pode fazer e o que você consegue fazer com ela.

No geral, dentro da aplicação, podemos chamar tudo de componente, concorda? O React é um componente, jQuery é outro, Redux é outro, Router... etc...

Tudo depende do nível de abstração que aplicamos quando estamos nos referindo as coisas.

Mas como eu disse no post anterior, espero que como a gente se refira a X ou Y não seja um impeditivo.

Oi gente, essa é uma discussão interessante, mas, para ser sincero, não vejo muito propósito. Realmente não me apego a este de nomenclatura e acho que não faz muita diferença no aprendizado. Tem gente que o angular de plataforma.. Outros chamam de framework...

No fim, o react é base da sua aplicação de front, tudo gira em torno dele, então mesmo baseado na imagem, nem vejo problema.

Olá de novo,

Primeiramente, muito obrigado pelas respostas. Pena que não posso marcar todas como solução rsrs. Concordo com todos os comentários. Também peço desculpas pela forma na qual fiz a minha "pergunta".

E realmente, faz muito sentido o que vocês disseram. E concordo também que, no final as contas, não interfere no aprendizado.

Obrigado!