1
resposta

O que mais me atrapalha.

O que mais me atrapalha é a ansiedade. Quando ela bate, eu não consigo focar em nada, fico muito inquieto. Acontece geralmente na parte da tarde. De manhã eu acordo, estudo o que eu me propus a estudar, depois de 2h de estudo, eu dou um tempo para fazer o que eu quiser por 30min. Depois volto a estudar mais 2h e almoço. Aí depois do almoço, eu só consigo estudar mais 1h, porque acaba surgindo a ansiedade e vai durar de 2h até podendo passar o dia todo sem conseguir me concentrar. Essa rotina que descrevi é referente aos finais de semana (Sábado e Domingo). Nos dias úteis eu trabalho das 8h até as 18h, e por algum motivo, mesmo cansado, o estudo acaba rendendo mais, nem sequer surge a ansiedade.

1 resposta

Oi Davi, tudo bem?

Entendo que a ansiedade pode ser um grande obstáculo quando estamos tentando nos concentrar em nossos estudos. A boa notícia é que existem estratégias que você pode usar para ajudar a gerenciar isso.

Pelo que você descreveu, parece que a ansiedade tende a surgir depois do almoço. Uma estratégia que você pode tentar é mudar um pouco a sua rotina de estudos. Por exemplo, você poderia tentar fazer uma atividade física leve após o almoço, como uma caminhada ou até mesmo alguns alongamentos. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e a aumentar o seu foco quando você voltar a estudar.

Outra estratégia que você pode experimentar é a meditação. Existem muitos aplicativos e recursos online gratuitos que podem ajudá-lo a começar. Mesmo apenas cinco minutos de meditação por dia podem fazer uma grande diferença na redução da ansiedade.

Além disso, você mencionou que nos dias úteis, mesmo cansado, o estudo acaba rendendo mais. Isso pode indicar que você se beneficia de ter uma estrutura mais definida para o seu dia. Nos finais de semana, você pode tentar criar uma rotina mais estruturada para ajudar a manter o foco.

Essas são apenas sugestões e pode ser que nem todas funcionem para você. O importante é experimentar diferentes estratégias e ver o que funciona melhor para você.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software