1
resposta

O QUE FAÇO DEPOIS DE OUVIR?

tenho um certo problema, que as vezes me atrapalha principalmente no âmbito familiar: Não tenho dificuldade em praticar a escuta, dedico atenção ao ouvir alguém que precisa de ajuda, de atenção, até de um ombro amigo. Mas tenho dificuldade em interagir e dar um apoio, mostrar minha opinião, fico só naquele uhhum, uhum. Parece que me embarallho na hora de dar um apoio emocional para a pessoa que me procurou para desabafar.

1 resposta

Olá Claudir.

Uma boa opção é checar se você realmente está praticando uma escuta ativa e empática. Parece simples, mas não é tão simples de se executar. Para uma escuta ativa, você precisa estar olhando para a pessoa enquanto ela fala, prestando atenção nas expressões corporais, pois muitas vezes ela complementa ainda mais o que o seu locutor está falando, e acaba leh envolvendo ainda mais no processo da escuta. Já para a escuta empática, você precisa se colocar em uma condição de vulnerabilidade, tentando se imaginar se aquilo que seu locutor apresenta estivesse acontecendo contigo, e então, imaginando como você se sentiria, você pode ter como dar algum conselho ou compartilhar alguma palavra de conforto.

Verifique também se durante comunicação com seu locutor, se não existe nenhum outro fator externo que prejudica que sua comunicação aconteça na íntegra, como televisão ou rádio ligado, você utilizando celular, ou até mesmo se você estiver dirigindo, pois são atividades que impedem que a atenção seja dedicada à escuta.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software