Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

O que devo manter no GIT?

Primeiramente boa noite!

Vamos lá, estou terminando a faculdade de Analise e Desenvolv. de Sistemas, e estou a procura de um estágio na área. E em pelo menos em 50% (ou mais) das vagas é considerado um diferencial "ter um Git movimentado", mas o que seria um "git movimentado"? No meu caso, sempre tenho em mente trabalhar em algum projeto de autoria própria para upar no git, mas logo no meu primeiro projeto demorei 2 semanas para concluí-lo. Considerando que ainda estou estudando outras tecnologias estou elaborando meu TCC da faculdade, se manter a velocidade que estou, em média irei colocar 1 projeto por mês no Git, Isso seria pouco? Certa me vez me falaram para upar "tudo" no git, devo upar "tudo"? Inclusive trabalhos e exercícios da faculdade, das apostilas da caelum, enfim de qualquer outra fonte ? Isso é válido? Há algum critério especial que as empresas usam para avaliar o git de um candidato ? Me desculpem o "textão" de Facebook, eu quero mesmo saber o que seria mais válido: Exercícios e trabalhos de faculdade? Ou projetos pessoais que demandam mais estudo, mais tempo trabalhando?

Obrigado pela atenção de todos! =D

3 respostas

Assim. Acho que colocar tudo chega a ser até mesmo perigoso. Porque se você subir algo que considera de valor pra si mesmo, mas não quer que ninguém veja, melhor não subir. Exemplo disso é o seu TCC por exemplo. Digamos que ele seja uma plataforma que possui um algoritmo revolucionário e que é o que faz seu produto ser diferente. Você teria que tomar a decisão de divulgar o código dele ou não.

Sobre manter o git movimentado. Os avaliadores vão julgar a sua qualidade de código, organização, perspicácia em resolver problemas lógicos de um jeito simples, e até talvez analisar a sua stack. Nesse caso, coloque todo o código que você queira mostrar para o mundo. Aquele código seu que você acha legal, ou aquele que você acha que poderá ajudar outras pessoas a resolver um mesmo problema que você teve, ou aquele código de projeto de que você quer ajuda da comunidade para evoluir.

Coisas muito particulares podem ser colocadas num servidor git também, como no bitbucket, não precisa ser necessariamente o github.

Huuum, entendi. Me perdoe a ignorância, mas o que seria Stack? E sobre reutilização de ideias? Por exemplo, eu tenho um projeto web com foco no back-end no git, mas foi feito com Servlets, JSP, JSTL, enfim eu pretendo fazer um projeto em spring MVC e upar para o git. Eu posso pegar a mesma ideia do projeto anterior e fazer apenas mudando a tecnologia ? Tipo, a cada novo repositório seria uma nova tecnologia aprendida, como: um repositório para um projeto usando Servlets, outro usando spring, outro com foco no Front-End, mas eu gostaria de manter os repositórios anteriores para observarem minha evolução. Enfim, cada variação do projeto seria uma nova tecnologia implementada e talvez algumas funcionalidades novas adicionadas. Eu teria vários projetos com a mesma ideia e com tecnologias diferentes isso é válido ou faria do meu git um git, digamos, monótono, repetitivo? Um git sem muitas ideias diferentes.

Obs: sei que todo esse conteúdo seria bom(pelo menos eu acho), mas estou atento a detalhes mesmo, tipo, quais detalhes fazem um git "chamar a atenção" (positivamente é claro) de um avaliador em um processo seletivo, pois é bem provável que outros candidatos também tenham um git movimentado! Me perdoem o excesso de perguntas, estou meio em dúvida como manter bons repositórios no git!

solução!

Stack é o conjunto de tecnologias que você usou. Tipo, pra resolver o problema A, usei PHP, Laravel, jQuery, Mysql, Html e CSS. Esse conjunto de linguagens e tecnologias formam sua stack

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software