2
respostas

O placar contabiliza os pontos apenas quando a bolinha fica presa atras da minha raquete.

Boa noite, alguns problemas que vem acontecendo comigo são;

A minha raquete sobe e desce infinitamente; A bolinha fica presa as vezes atrás da raquete; O placar não contabiliza os pontos direito.

//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;


//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeyOponente;

let colidiu = false 

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
 movimentaRaqueteOponente(); 
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha
  yBolinha += velocidadeYBolinha
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio > width || 
      xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;

  }
  if (yBolinha + raio > height ||
      yBolinha - raio < 0){ 
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }

}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);

}


function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
   if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
   }

}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu =
  collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio); 
  if(colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1

  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeyOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeyOponente
}

function incluiPlacar (){
  fill(255)
  text(meusPontos, 278, 26);
  text(pontosDoOponente, 321, 26)
}

function marcaPonto() {
    if (xBolinha > 590) {
        meusPontos += 1;
    }
    if (xBolinha < 10) {
        pontosDoOponente += 1;
    }
}
2 respostas

Boa noite, tive um problema parecido. Minha solução foi alterar a condição da contabilização dos pontos de 590 para 585 e de 10 para 15, ficando assim:

function marcaPonto() {
    if (xBolinha > 585) {
        meusPontos += 1;
    }
    if (xBolinha < 15) {
        pontosDoOponente += 1;
    }
}

Li em outro post que o diâmetro da bola tem relação com esse problema.

Ana, sua raquete está na posição xRaquete = 5; e você colocou que o oponente só vai ganhar 1 ponto quando a bola bater em

   if (xBolinha < 10) {
        pontosDoOponente += 1;
    }

Portanto, para que ele marque você precisa diminuir o valor ficando assim

   if (xBolinha < 3) {
        pontosDoOponente += 1;
    }

Ou mantém esse número e aumenta a posição X da raquete.

xRaquete = 20;