O meu estilo é o da dor e do sofrimento. Só aprendo quando sofro o suficiente para aprender. Então, quando o que estou aprendendo não me causa dor, sei que aprendi.
O meu estilo é o da dor e do sofrimento. Só aprendo quando sofro o suficiente para aprender. Então, quando o que estou aprendendo não me causa dor, sei que aprendi.
Olá, Oswaldo! Como vai?
Entendo que você se identifique com um estilo de aprendizagem que envolve um certo nível de dificuldade ou desafio para que a aprendizagem ocorra. Isso pode estar ligado ao estilo de aprendizagem "Convergente" que foi mencionado na aula, onde as pessoas aprendem melhor quando estão resolvendo problemas.
No entanto, é importante lembrar que a aprendizagem não precisa estar sempre associada à dor ou ao sofrimento. Na verdade, muitas vezes, aprendemos melhor quando estamos engajados e interessados no material, e não necessariamente quando estamos lutando com ele.
Por exemplo, se você está aprendendo a tocar um instrumento musical, pode haver momentos de frustração e desafio, mas também há momentos de alegria e satisfação quando você consegue tocar uma música pela primeira vez. Ambos os momentos são importantes para o processo de aprendizagem.
Recomendo que você experimente diferentes métodos de aprendizagem para ver o que funciona melhor para você. Isso pode incluir aprender através de leitura, experimentação prática, discussões em grupo, ou até mesmo através de jogos e atividades divertidas.
Além disso, você pode tentar o Inventário de Estilo de Aprendizagem de Kolb disponibilizado pela Universidade de Pernambuco, mencionado na aula, para descobrir mais sobre seu estilo de aprendizagem.
Espero ter ajudado e bons estudos!