Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

O comando "echo %date%" não funciona

Estou utilizando o comando "echo %date%" , estou usando o Cmder

crio um arquivo echo %date% > data qdo executo o comando o resultado é o seguinte:

28/12/2019 '28' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

quando abro o .bat com um bloco de nota ele não apresenta o comando criado e sim a data.

outra duvida:

como crio o comando de data e hora através da linha de comando ? Teoricamente teria que ser em outra linha. Como proceder?

2 respostas

Olá Fabiana, tudo bem? Não sei se entendi bem sua dúvida, você criou um arquivo .bat pelo terminal com o comando:

echo %date% > data

E o resultado foi que ele criou um arquivo.bat em algum lugar na sua máquina, porém quando você tentou executar, você obteve esse erro:

28/12/2019 '28' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Foi isso mesmo Fabiana??? Se foi isso, esse erro acontece porque o comando:

echo %date% > data

Vai gerar um arquivo no seu diretório atual com o resultado do comando echo, que nesse caso é a data atual, sendo assim, o conteúdo do arquivo vai ser simplesmente a data:

29/12/2019 

Assim, quando você tenta executa esse arquivo, ele retorna esse erro porque realmente uma data (29/12/2019) não é um comando reconhecido.

Agora se sua intenção, era criar um arquivo.bat que quando você executar o mesmo, ele gera um outro arquivo com a data atual, então você deve criar, no seu diretório de preferência um arquivo com um nome qualquer, por exemplo, "data-atual.bat", com o conteúdo:

echo %date% > data

E agora você pode executar esse arquivo "data-atual.bat" no terminal, e vai ser criado no seu diretório um arquivo com o nome "data" e com o conteúdo "29/12/2019".

Espero ter ajudado!

solução!

Foi isso, mas eu achei que ao abrir o arquivo iria conter o comando e não a data atual.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software