1
resposta

o Adapter é irmão quase gemêo do Strategy ou é impessão minha?

o Adapter é irmão quase gemêo do Strategy ou é impessão minha? Estruturalmente falando.... pois é nitido que o Strategy tem foco em comportamento.

1 resposta

Olá, Renato! Tudo bem com você?

Peço desculpa pela demora para responder o seu tópico.

Ótima pergunta! O Adapter e o Strategy são padrões de projeto que podem parecer semelhantes em alguns aspectos, mas possuem propósitos diferentes.

O Adapter é utilizado para permitir que duas interfaces incompatíveis possam trabalhar juntas. Ele atua como um intermediário entre duas classes, convertendo a interface de uma classe em outra que o cliente espera. Por exemplo, se você tem uma classe que espera receber dados em formato XML, mas possui dados em formato JSON, você pode utilizar o Adapter para converter os dados JSON em XML e assim atender às expectativas da classe cliente.

Já o Strategy é utilizado para permitir que um objeto possa ter diferentes comportamentos em tempo de execução. Ele encapsula algoritmos diferentes em classes separadas e permite que o cliente possa escolher qual algoritmo utilizar. Por exemplo, se você tem um sistema de pagamento e precisa permitir que o cliente possa escolher entre pagar com cartão de crédito ou boleto bancário, você pode utilizar o Strategy para criar classes separadas para cada forma de pagamento e permitir que o cliente escolha qual estratégia utilizar.

Apesar de ambos os padrões lidarem com a estrutura do código, o Adapter foca na compatibilidade entre interfaces, enquanto o Strategy foca na variação de comportamentos.

Espero ter ajudado a esclarecer. Se tiver mais alguma dúvida, estarei à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software