Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Nome do programa diferente do nome do pacote?

Boa noite,

Simulei o exercício sugerido utilizando o navegador opera, pois no meu pc já tinha o google chrome instalado e não quis 'mexer' nele.

  1. fiz o download do arquivo 'opera-stable_72.0.3815.186_amd64.deb';
  2. efetuei a instalação através do comando 'dpkg: sudo dpkg -i opera-stable_72.0.3815.186_amd64.deb';
  3. Instalação realizada com sucesso-OK;

Eis a questão ... questões ; )

Quando eu digito 'which opera-stable', o bash não retorna resultado algum. Entretanto se eu digito 'which opera', o bash retorna o caminho do 'executável' '/usr/bin/opera'. Sendo assim, para executar o programa via bash, basta digitar 'opera &', ao invés do nome do pacote 'opera-stable'. Por que para executar o programa eu devo digitar 'opera &' ao invés do nome do pacote?

Para realizar a remoção do pacote, eu digito: 'sudo dpkg -r opera-stable' e funciona OK. Se para executar o programa basta digitar 'opera &', por que para desinstalá-lo eu devo digitar o nome 'opera-stable' ao invés de somente 'opera' ?

Confesso que fiquei um pouco confuso nessa parte, fique com a impressão que pacotes e programas são coisas diferentes. Estaria certo essa reflexão?

Agradeço desde já a ajuda ; )

3 respostas
solução!

Olá, Alex. Beleza?

Sua dúvida é compreensível!

O nome do arquivo que você baixou (opera-stable_72.0.3815.186_amd64.deb) está dessa forma para que facilite o gerenciamento dos pacotes. Existem diferentes versões dos pacotes, e as pessoas que fazem a manutenção precisam de nomes mais claros para facilitar o trabalho. Cada pacote pode fazer parte de "momentos" diferentes (unstable/stable) na distribuição Linux.

Quando você instala o pacote, um arquivo executável, chamado frequentemente de "binário", é instalado na sua máquina. Como ele é o arquivo que mais importa para o usuário, o nome pode ser simplificado (apenas "opera") .

Mas quando você está fazendo o gerenciamento dos pacotes na sua distribuição Linux (instalando/desinstalando/atualizando) , é melhor utilizar o nome mais completo, pra você poder diferenciar as versões de um mesmo programa.

Espero que tenha ajudado! Se tiver alguma dúvida, é só dizer!

Agradeço a explicação Vitor, agora clareou as ideias ; ), onde um pacote instalará um binário, que é um executável, e que tem o nome mais simples do que o nome do pacote. Um abraço!

Fico contente em ajudar :)

Geralmente, os binários ficam em:

/bin 
/usr/bin
/usr/local/bin
/sbin
/usr/sbin
/usr/local/sbin 

A localização vai depender da natureza do programa.

Existe um padrão de organização dos diretórios, chamado FHS, que ajuda a saber onde cada coisa fica numa distribuição Linux. Esse artigo dá Wikipedia pode te ajudar: Filesystem Hierarchy Standard

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software