3
respostas

Não voltar Ticket, TESTE

No caso, como não é possível voltar ticket que esta em teste para desenvolvimento e o testador não seja um desenvolvedor, a solução do vídeo seria atribuir o ticket para o desenvolvedor, mantendo o ticket no ciclo de teste. Isso afeta a WIP do ciclo de desenvolvimento, já que altero a qtd de pessoas. É esta mesmo a solução? Caso seja, podemos abrir o ciclo de teste em dois sub ciclos, como foi feito com o ciclo de aceite, onde se quebrou o aceite em PRONTO | PROCESSO, poderíamos quebrar o de teste para TESTE | SOLUCAO PROBLEMAS? E como resolvemos o gap de pessoas no ciclo de desenvolvimento com a ida do desenvolvedor para a resolução do problema do teste?

3 respostas

Flávio, a saída de pessoas de um estágio do fluxo pode interferir no limite de WIP do mesmo, certamente. Se a ausência do desenvolvedor for pontual, OK, talvez não haja tempo de atrapalhar o limite de WIP. A ideia de quebrar o estágio de teste em duas sub-fases faz sentido se a "solução de problemas" não implicar em um novo ticket que endereça a solução do defeito (corrigir também faz parte do teste, no seu fluxo?).

hoje no meu fluxo, o ticket volta do testador para o desenvolvedor, pois o testador não é desenvolvedor, sendo assim o ticket volta para o desenvolvedor e depois volta novamente para o testador refazer os testes. Mas seguindo a sua ideia, posso continuar com a demanda na raia de testes e deslocar o desenvolvedor para corrigir o bug, acabando, ele regressa para as demandas da raia de desenvolvimento. Pelo que entendi na verdade as pessoas flutuam entre as raias e o ticket sempre avança, certo?

Flávio, no seu caso, há várias coisas que podem ser feitas. Uma delas é deixar o DEV no estágio de desenvolvimento mesmo e o defeito oriundo dos testes entrar no desenvolvimento como um item a tratar. Desta forma, eu dimensionaria o limite de WIP do estágio de desenvolvimento prevendo estas demandas de correções também. Com isto, não haveria "deslocamento" de recursos entre estágios. O defeito é um "desperdício" que concorre com as demandas normais de desenvolvimento.