1
resposta

nao to conseguindo acessar o servidor

dango.db.utils.OperationalError: connection to server at "localhost" (127.0.0.1), port 5432 failed: FATAL: database "alura_receita" does not exist

Variáveis de ambiente:

DATABASES = {
    'default': {
        'ENGINE': 'django.db.backends.postgresql',
        'NAME': 'alura_receita',
        'USER': 'postgres',
        'PASSWORD': '123456',
        'HOST': 'localhost',
        'PORT': '5432',
    }
}
1 resposta

Olá Michail, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em lhe responder.

O erro apresentado, pode está relacionado com a divergência do nome do servidor cadastrado e o nome informado a constante DATABASES presente no arquivo settings.py. No seu exemplo o nome informado foi NAME': 'alura_receita', peço que confirme o nome do servidor criado no PostgreSQL. Para isso basta seguir os passos listados abaixo.

  • Abra o pgAdmin 4, será pedido a senha do servidor, informe a senha janela pop-up e nessa mesma janela clique no botão azul na base inferior direita, escrito OK.

  • Nesse momento a no canto superior esquerdo da tela teremos a navegação de arquivos e servidor, clique na seta que está adiante do conjunto de servidores de nome servers.

  • Na janela pop-up que será aberta ao centro superior da tela, informe a senha do servidor e clique no botão azul na base inferior direita da janela, escrito OK.

  • Será aberto abaixo os itens presentes referentes a esse servidor, clique na seta que está adiante de Databases .

  • Nos bancos de dados exibidos, deverá conter um banco de dados com o nome alura_receita ou próximo desse nome.

  • Clique com o botão direito no banco de dados, no menu de contexto que será aberto clique em propriedades.

  • Na janela pop-up que será aberta escolha a aba Geral, verifique se o nome escrito no campo Database está conforme o nome informado na configuração do DATABASE no arquivo settings.py, caso não esteja, deixe igual, como por exemplo alura_receita e clique em Save, botão azul no canto inferior direito da janela pop-up.

  • Nesse momento inicie o servidor, executando o comando a seguir no terminal aberto no ambiente virtual do projeto.

      python manage.py runserver

    Início da transcrição. GIF contendo a execução dos passos listados anteriormente a esse GIF, o usuário realiza-os no programa pgAdmin 4, a cor de fundo é branca, o GIF está em loop infinito. Final da transcrição

Caso não encontre o banco de dados, ou ele não tenha sido criado, você pode acompanhar a aula a seguir, onde o professor irá explicar como criar e configurar um novo banco de dados.

Fico à disposição em caso de dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software