Black November

ATÉ 50% OFF

TÁ ACABANDO!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] LAÇOS DE REPETIÇÃO

Cara, estou com uma dificuldade imensa com os laços de repetição FOR e WHILE, while até parece entrar mais na minha cabeça mas o FOR está meio complicado. Quero entender essas estruturas, não só copiar e tentar fazer igual. Alguém tem alguma dica, um vídeo no youtube, alguma leitura pra complementar? Preciso urgentemente entender isso.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
3 respostas

Oii, Gabriel!

É muito bom ver que você quer entender de verdade os laços de repetição e não apenas reproduzir exemplos. Essa é a atitude certa para aprender programação de forma sólida.

Vamos conversar de um jeito simples sobre isso:

Entendendo o que são laços de repetição

Um laço de repetição serve para executar um bloco de código várias vezes, até que uma condição seja atingida. Eles são úteis quando você precisa repetir uma ação sem escrever o mesmo comando várias vezes.

Diferença entre while e for:

• while: você usa quando não sabe exatamente quantas vezes o código vai repetir.
    Ele depende de uma condição booleana (verdadeiro ou falso) para continuar.
    Exemplo:

contador = 0
    while contador < 5:
        print(contador)
        contador += 1

Aqui, o laço continua enquanto contador < 5 for verdadeiro.

• for: você usa quando sabe quantas vezes quer repetir.
    Ele é muito usado para percorrer uma sequência (como uma lista, string ou intervalo de números).
    Exemplo:

for i in range(5):
        print(i)

Nesse caso, o for já sabe que vai repetir 5 vezes (de 0 a 4).

Dica para entender o for:

Pense no for como um leitor de lista.
Quando você faz:

for item in [10, 20, 30]:
    print(item)

O Python lê cada valor da lista, um de cada vez, e executa o bloco para cada um deles.
Então o for é menos sobre “condição” e mais sobre “passar por cada elemento”.

Como praticar:

Uma boa forma de fixar é comparar o mesmo exercício usando while e for. Por exemplo, tente escrever um código que conte de 1 a 10 com while e depois com for. Assim você entende quando cada um faz mais sentido.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Certo, entendi um pouco melhor. Muito obrigado pela resposta!

Outra dúvida, por exemplo, no código:

for item in [10, 20, 30]: print(item)

O que item significa? o que posso usar no lugar dele? uma variável?

Esse é um dos pontos que não entendo, o que eu coloco nessa posição pois sempre me parece muito abstrato, até quando fiz algumas pesquisas pela internet.

solução!

Oi, Gabriel!

Que bom que entendeu um pouco melhor.

O item dentro do for é apenas uma variável de controle, ou seja, um nome que você escolhe pra representar cada elemento da sequência que está sendo percorrida.
Quando o Python executa o for, ele pega um valor de cada vez da lista e atribui esse valor à variável antes de rodar o bloco de código.

Veja este exemplo:

for numero in [10, 20, 30]:
    print(numero)

Nesse caso, a variável numero recebe:

• 10 na primeira repetição
  • 20 na segunda
  • 30 na terceira

Você pode usar qualquer nome de variável no lugar de item, o importante é que o nome faça sentido. Por exemplo:

for preco in [10, 20, 30]:
    print(preco)

ou

for aluno in ["Ana", "Carlos", "Julia"]:
    print(aluno)

Assim, fica mais fácil entender o que o for está fazendo, porque o nome da variável reflete o conteúdo que ela representa.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!