1
resposta

Não Entendo o Código na Variável "velocidadeYOponente"

Segue o Código:

... function movimentaRaqueteOponente(){ velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30; yRaqueteOponente += velocidadeYOponente

Na variável aparece o "yBolinha" (que serve para a raquete seguir a posição da bolinha.) Aparece também "- raqueteComprimento / 2" ( serve para centralizar a raquete com a bolinha.) O "- 30" (serve para que a bolinha toque outra posição da raquete sem ser o centro.) Agora Não entendi por que na variável aparece -yRaqueteOponente e nem por que na linha de baixo " yRaqueteOponente += velocidadeYOponente" o sinal é de += e não somente = . Da a impressão que subtraímos um valor na linha de cima e depois adicionamos o mesmo valor na linha de baixo!! Me parece redundante. Outro ponto seria que dessa forma o oponente não perderá nunca.

Espero que me ajudem. Desde já Obrigado.

1 resposta

Olá, Bruno!

Fiz uma pequena explicação pelo paint, usei de cores diferentes para distinguir cada variável e seus valores. Estou começando agora, então não tenho muita certeza se consegui explicar direito. Abraços!

Nota:

Nesse exemplo considere que a bolinha não está se movendo no eixo Y; Imagine que o jogo começou e a única coisa que aconteceu foi a movimentação da raquete do Oponente. As dimensões do createCanvas são: (600,400).

• Variáveis usadas:

Variáveis usadas no jogo

• Explicação passo a passo de como se comporta a função* Explicação de como se comporta a função .

Dessa forma podemos notar que a precisão da raquete inimiga ainda será de 100%, pois o valor de Y da borda inferior da raquete sempre será maior que o valor de Y da bolinha.