Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Não entendi esse operador % do exercício

Resolvi aqui desta forma:

for (int valor = 3; valor <= 100; valor += 3){
                Console.WriteLine(valor);
            }
            Console.ReadLine();

Mas entendi nada do uso desse %, é algo que teve em nenhuma das aulas e apareceu pela primeira vez aqui nesse exercício.

Isso serve para abreviar uma versão mais extensa de um tipo de código?

3 respostas

Boa tarde Alves, beleza?

O uso da "%" dentro de uma operação matemática significa que você vai pegar o resto da operação da divisão entro os números, o nome correto é módulo.

Por exemplo

int  valor = 10 % 3;
// Resultado de 'valor' é 1

O resto da divisão de 10 por 3 = 1

int valor = 10 % 2;
# Resultado do 'valor'  é 0

O resto da divisão de 10 por 2 = 0

Opa Rodrigo, estamos aqui começando o ano mexendo em código já hahaha

Ah certo! Então isso tem nada haver com "porcentagem" ou algo especifico da linguagem C# certo?

Meio estranho, isso não tem um risco meio alto de confundir quando se quer trabalhar em algo que mexe exatamente com porcentagens?

100% de 10 é 10.

100 % 10 é 0.

É algo muito próximo de um tipo de operação que da um resultado completamente diferente.

solução!

HAHAHA com certeza, estou em uma fase que estudar pra mim é relaxante :D

Mas respondendo a sua pergunta, sim é um pouco confuso mesmo de inicio, no entanto, a maioria das linguagens utilizam esse padrão de "%" para receber o resto da operação. Então acabou ficando por padrão mesmo, acredito que essa definição de usar "%" como resto da divisão já venha desde a linguagem C, e foi continuado em C++ e C#.

Quando se trata de operação de porcentagem, geralmente utilizamos a divisão, no seu exemplo eu representaria desta forma:

* 100% de 10 é equivalente a 10 / 100 = 0,1 ou 10% *