Eu queria poscionar os LI mais ao topo, so q ele so fica posicionado em baixo da logo
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu queria poscionar os LI mais ao topo, so q ele so fica posicionado em baixo da logo
Da pra fazer de uma forma mais simples utilizando display: flex no menu. Dessa forma, você habilita o align-items: center, para deixar tanto a logo como a Li alinhados. Se você está no começo talvez não vai saber o que é o display: flex, mas da uma pesquisada, tem curso aqui na Alura sobre também - Flex-box. Depois que aprendi utilizar o flex-box, eu destravei muito meus projetos, porque sempre eu tinha medo quando chegava nessa parte de posicionar os elementos utilizando o position, top left, etc. Mas com o flex-box é tudo mais fácil.
Concordo com o Matheus. O que pode ser que esteja acontecendo é que seus elementos estão com o display: block, que é o default do css. Não sei até onde chegou nos seus estudos e se já sabe disso, mas só pra dar uma esplicadinha: quando os elementos estão como block, ou seja bolco, que é o padrão do css, eles geralmente vão ocupar uma linha toda, jogando todos os outros elementos que teoricamente estariam ao seu lado, para baixo. Com o display: flex ele tem como padrão/default o flex-direction: row, ou seja, vai jogar todo o conteúdo de um flex container como <div>/<section>/<nav>, um ao lado do outro, permitindo outros tipos de modificações como o espaçamento entre os elementos com o justify-content: between ou justify-content: around, e também o alinhamento dos elementos dentro do bloco da seção com o align-items: center, onde ele joga os elementos para o centro do box. Para facilitar um pouco, podemos dizer que o justify-content mexe com o eixo x do flex container e o align-items com o eixo y do container.
Mas enfim, esse foi só um breve resumo do que o flex box faz e como os elementos se comportam. Como o Matheus disse existem vários cursos na alura que falam sobre o flex box e posicionamento de elementos. Vale dar uma conferida. Espero ter esclarecido um pouco a dúvida :)
obrigado, vou dar uma olhada