Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Não consigo nem executar o railsinstaller :S

Olá pessoal, não sei o que acontece. Estou seguindo as orientações do curso e quando faço o download dos arquivos indicados para o Windows, não consigo executa-los. Ao clickar nos arquivos, o cursos vira a ampulheta (carregando) mas esperei cerca de 20min e nada acontece. Fica eternamente carregando e trava o resto das funções do explorador de arquivos, para voltar a usar o PC eu tenho que abrir o gerenciador de arquivos, finaliza a tarefa: explorador de arquivos e aguardar ela abrir novamente.

Já deixo claro que venho fazendo todos os cursos de Ruby seguindo a ordem hereditária. Fiz o Ruby I, II e III e agora gostaria de trabalhar com o Ruby on Rails. Mas até o momento estou enganchado nessa tarefa que era pra ser algo super simples. Alguém tem alguma sugestão?

8 respostas

Oi Bernardo, tudo bem? Me diz as configurações da sua máquina por favor? Windows em que versão? 32 ou 64 bits?

Opa, fala ai Wanderson. Essa parte da instalação eu consegui resolver, eu uso o Windows 64bits. As configurações da minha máquina são essas: Placa-Mãe: Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM4 ATX PRIME B350-PLUS Processador: Processador AMD Ryzen 5 2400G c/ Wraith Stealth Cooler, Quad Core, Cache 6MB, 3.6GHz (Max Turbo 3.9GHz), Radeon VEGA, AM4 Memórias: Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 Fonte: Fonte Cooler Master 500W 80 Plus Bronze MWE HD: SSD Kingston 2.5´ 240GB A400 SATA III

Eu ainda não entendi o motivo de não conseguir executar o arquivo do railsinstall diretamente, afinal, acho que não é problema com a capacidade da máquina.

Eu fiz a instalação do rails através do chocolatey. Lá conseguir avançar no curso, mas como você pode ver no outro post, já travei novamente.

Oi Bernardo, o problema não é o hardware, é o software mesmo. O Ruby não é suportado no Windows. O RailsInstaller é uma tentativa de fazer funcionar.

Na minha opinião, não é uma coisa muito boa de se usar. Dá mais problema do que ajuda e ainda frusta a gente com a esperança de funcionar.

Por isso que é mais comum quem usa Windows partir para um Vagrant, virtualizando o ambiente de dev pra não ter que passar por esses problemas. Hoje temos soluções mais legais além do Vagrant.

Em desenvolvimento o Docker resolve muito bem o problema e acaba sendo bem mais prático do que usar o Vagrant (ou Virtualbox diretamente).

Eu recomendaria você virtualizar esse ambiente, no docker tudo que vai precisar é depois de ter ele instalado, rodar um comando no terminal e bum! temos um linux com ruby instalado, faltando apenas a gente partir pro rails usando o gem install rails e rails new projeto.

Temos curso tanto de Docker quanto de Vagrant aqui na plataforma.

Depois que você se habitua com uma ferramenta dessa, fica tudo menos trabalhoso. Você consegue subir e configurar novos ambientes em minutos. Quer tentar o docker?

Se quiser, posso até deixar os comandos aqui :)

Opa, ótima informação. Quero tentar sim, estou progredindo com outro curso afinal, travei mesmo neste curso de Ruby on Rails. Mas, me manda os comandos aqui, essa semana mesmo eu vou tentar progredir e eliminar esse problema.

solução!

Certo, vamos lá, primeiro, depois do docker instalado e rodando na sua máquina, você precisa baixar a imagem do ruby.

docker pull ruby

Depois disso, você precisa se atentar a algumas coisas. Primeiro, antes de criar um container, crie uma pasta onde vai desenvolver o projeto, isso por que precisamos mapear essa pasta para dentro do container, assim você pode editar o código no seu editor predileto e executar o projeto dentro do container.

Pra facilitar, você navega até a pasta do projeto com o terminal mesmo e executa o seguinte:

docker container run -it --name NOMEPROJETO -v "$(pwd)/:/src" -p 5000:5000 ruby bash

Agora vamos explicar esse comando. O container run vai criar um container. As flags -it vão permitir que seu terminal fique conectado ao terminal do container de forma interativa. O --name cria um nome amigável para o container, eu uso isso pra reusar depois o mesmo container no projeto. É opcional, mas eu vejo isso como uma coisa boa, você sempre pode criar um novo container pra aplicação.

O -v vai criar um volume no container. Por padrão, os containers são de apenas leitura, ou seja, só pra executar a aplicação mesmo. O volume permite que a gente tenha dados dentro do container que venham de fora dele, é assim que editamos código na nossa máquina e executamos dentro dele. Esse não é o único uso de volumes. Tem um post legal no blog falando outro caso de uso: http://blog.alura.com.br/criando-volumes-com-docker/

O -p vai fazer um mapeamento de portas, ou seja, a porta 5000 do seu pc vai ser mapeada para a parta 5000 do container (5000 é o padrão do Rails, certo?).

Por último, digo a imagem na qual o container deve ser criado e ainda informo qual programa quero executar quando o container for criado. Então, meu terminal será o bash lá dentro do container.

Proximos passos: entrar na pasta /src do container que ficou mapeada para a sua pasta do projeto (pwd) e então começar o processo normal como se estivesse na sua máquina normal.

gem install rails -v 4 (acho que é assim que indica a versão do rails a ser instalada, é?)

rails new loja
cd loja
rails s -ip 0.0.0.0 -p 5000

Nesse caso, preciso colocar o ip como 0.0.0.0 por que assim eu consigo acessar localmente como localhost.

Wanderson Macêdo, muito obrigado. Logo, logo estarei concluindo o curso.

Ótimo Bernardo, funcionou tudo certinho?

sim, só tive um problema que foi ativar a virtualização na BIOS do meu PC. Dae pra frente eu fiz da forma que você indicou e agora já tenho todos os programas que preciso instalados.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software