Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Não consigo deixar a bolinha no centro da tela

Quando coloco nas coordenadas x:zero e y:zero a bolinha não fica no centro. Como resolvo isso?

10 respostas

Boa tarde, Carlos! Como vai?

Ao definir essas coordenadas a bolinha fica em que parte do palco?

Olá. Está aparecendo no canto superior esquerdo, um pouco acima da linha central.

Fala Carlos, tudo bem?

Isso acontece porque no P5, o ponto central é o canto superior esquerdo, ou seja, com x=0 e y=0.

No lugar de atribuir para x e y o valor 0, atribua para x a largura /2 (width/2) e para (y height/2).

Você ainda pode especificar que o centro da bolinha é a posição que será referenciada através da função ellipseMode(CENTER).

Criei um exemplo para você compreender melhor este exemplo:

https://editor.p5js.org/guilima/sketches/dVZNke9s9

Caso queira encontra este conteúdo na documentação, clique aqui.

Espero que te ajude e bons estudos.

: )

Não entendi. No Scratch não consegui centralizar a bolinha, o movimento "vá para x: 0 y:0" deixa ela no canto inferior direito. Consegui centralizar utilizando "Vá para X:-150 y:150".

Quando peço para a bolinha se mover 10 passos e, se tocar na borda, voltar, a bolinha aparece em uma outra borda, de forma não muito linear. O que posso ter feito de errado?

Obrigado

Olá Isaias, tudo bem?

Por gentileza, compartilha o seu projeto comigo ai consigo dar um feedback melhor do que esta acontecendo.

Oi Guilherme. Quando relatei acima quis dizer que meu problema é o mesmo do Isaias. Como faço para compartilhar meu projeto contigo, para que vc possa me auxiliar em como resolver?

Olá Carlos e Isaías, como vão?

Para compartilhar seu projeto, por gentileza siga os passos abaixo:

• Faça o login no Scratch

• Em seguida, clique no seu nome no canto superior direito e selecione minhas coisas

• Clique no projeto que deseja compartilhar, e será aberto a página do projeto

• Para finalizar, clique na opção Partilhar e copie o link da página que está e e cole aqui.

Assim que mandar, daremos uma olhada nos projetos de vocês.

Olá, Guilherme. Segue o link

https://scratch.mit.edu/projects/317613740

solução!

Oi Carlos, muito obrigado por compartilhar o link do seu projeto.

Quando usamos o editor do Scratch para desenhar um novo ator, pode acontecer do desenho não ficar centralizado, e era isso que estava acontecendo. Tirei um print para ter uma ideia melhor.

https://imgur.com/a/57nFlxu

Sabendo disso, se você centralizar a bolinha (pode usar o zoom para ajudar) no símbolo do centro e usar o código vá para x = 0 e y = 0, a bolinha ficará centralizada.

Espero que te ajude e conte sempre com a Alura!

Olá, Guilherme. Muito obrigado pelo auxilio.

Agora minha dificuldade esta sendo para colocar a margem de erro para a raquete do adversário: quando faço como no vídeo e coloco o operador de subtração e coloco o valor de '50' a raquete do adversário sempre esta errado pelo que parece ser a mesma distancia. Ou seja; a raquete não acerta algumas ate errar uma, esta errando todas.

Desde já agradeço pela ajuda. Tudo de bom.