Quando coloco nas coordenadas x:zero e y:zero a bolinha não fica no centro. Como resolvo isso?
Quando coloco nas coordenadas x:zero e y:zero a bolinha não fica no centro. Como resolvo isso?
Boa tarde, Carlos! Como vai?
Ao definir essas coordenadas a bolinha fica em que parte do palco?
Olá. Está aparecendo no canto superior esquerdo, um pouco acima da linha central.
Fala Carlos, tudo bem?
Isso acontece porque no P5, o ponto central é o canto superior esquerdo, ou seja, com x=0
e y=0
.
No lugar de atribuir para x
e y
o valor 0
, atribua para x
a largura /2 (width/2
) e para (y
height/2
).
Você ainda pode especificar que o centro da bolinha é a posição que será referenciada através da função ellipseMode(CENTER)
.
Criei um exemplo para você compreender melhor este exemplo:
https://editor.p5js.org/guilima/sketches/dVZNke9s9
Caso queira encontra este conteúdo na documentação, clique aqui.
Espero que te ajude e bons estudos.
: )
Não entendi. No Scratch não consegui centralizar a bolinha, o movimento "vá para x: 0 y:0" deixa ela no canto inferior direito. Consegui centralizar utilizando "Vá para X:-150 y:150".
Quando peço para a bolinha se mover 10 passos e, se tocar na borda, voltar, a bolinha aparece em uma outra borda, de forma não muito linear. O que posso ter feito de errado?
Obrigado
Olá Isaias, tudo bem?
Por gentileza, compartilha o seu projeto comigo ai consigo dar um feedback melhor do que esta acontecendo.
Oi Guilherme. Quando relatei acima quis dizer que meu problema é o mesmo do Isaias. Como faço para compartilhar meu projeto contigo, para que vc possa me auxiliar em como resolver?
Olá Carlos e Isaías, como vão?
Para compartilhar seu projeto, por gentileza siga os passos abaixo:
Faça o login no Scratch
Em seguida, clique no seu nome no canto superior direito e selecione minhas coisas
Clique no projeto que deseja compartilhar, e será aberto a página do projeto
Para finalizar, clique na opção Partilhar
e copie o link da página que está e e cole aqui.
Assim que mandar, daremos uma olhada nos projetos de vocês.
Oi Carlos, muito obrigado por compartilhar o link do seu projeto.
Quando usamos o editor do Scratch para desenhar um novo ator, pode acontecer do desenho não ficar centralizado, e era isso que estava acontecendo. Tirei um print para ter uma ideia melhor.
Sabendo disso, se você centralizar a bolinha (pode usar o zoom para ajudar) no símbolo do centro e usar o código vá para x = 0 e y = 0
, a bolinha ficará centralizada.
Espero que te ajude e conte sempre com a Alura!
Olá, Guilherme. Muito obrigado pelo auxilio.
Agora minha dificuldade esta sendo para colocar a margem de erro para a raquete do adversário: quando faço como no vídeo e coloco o operador de subtração e coloco o valor de '50' a raquete do adversário sempre esta errado pelo que parece ser a mesma distancia. Ou seja; a raquete não acerta algumas ate errar uma, esta errando todas.
Desde já agradeço pela ajuda. Tudo de bom.