Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Não consigo deixar a bolinha no centro da tela

Quando coloco nas coordenadas x:zero e y:zero a bolinha não fica no centro. Como resolvo isso?

10 respostas

Boa tarde, Carlos! Como vai?

Ao definir essas coordenadas a bolinha fica em que parte do palco?

Olá. Está aparecendo no canto superior esquerdo, um pouco acima da linha central.

Fala Carlos, tudo bem?

Isso acontece porque no P5, o ponto central é o canto superior esquerdo, ou seja, com x=0 e y=0.

No lugar de atribuir para x e y o valor 0, atribua para x a largura /2 (width/2) e para (y height/2).

Você ainda pode especificar que o centro da bolinha é a posição que será referenciada através da função ellipseMode(CENTER).

Criei um exemplo para você compreender melhor este exemplo:

https://editor.p5js.org/guilima/sketches/dVZNke9s9

Caso queira encontra este conteúdo na documentação, clique aqui.

Espero que te ajude e bons estudos.

: )

Não entendi. No Scratch não consegui centralizar a bolinha, o movimento "vá para x: 0 y:0" deixa ela no canto inferior direito. Consegui centralizar utilizando "Vá para X:-150 y:150".

Quando peço para a bolinha se mover 10 passos e, se tocar na borda, voltar, a bolinha aparece em uma outra borda, de forma não muito linear. O que posso ter feito de errado?

Obrigado

Olá Isaias, tudo bem?

Por gentileza, compartilha o seu projeto comigo ai consigo dar um feedback melhor do que esta acontecendo.

: )

Oi Guilherme. Quando relatei acima quis dizer que meu problema é o mesmo do Isaias. Como faço para compartilhar meu projeto contigo, para que vc possa me auxiliar em como resolver?

Olá Carlos e Isaías, como vão?

Para compartilhar seu projeto, por gentileza siga os passos abaixo:

  • Faça o login no Scratch

  • Em seguida, clique no seu nome no canto superior direito e selecione minhas coisas

  • Clique no projeto que deseja compartilhar, e será aberto a página do projeto

  • Para finalizar, clique na opção Partilhar e copie o link da página que está e e cole aqui.

Assim que mandar, daremos uma olhada nos projetos de vocês.

: )

Olá, Guilherme. Segue o link

https://scratch.mit.edu/projects/317613740

solução!

Oi Carlos, muito obrigado por compartilhar o link do seu projeto.

Quando usamos o editor do Scratch para desenhar um novo ator, pode acontecer do desenho não ficar centralizado, e era isso que estava acontecendo. Tirei um print para ter uma ideia melhor.

https://imgur.com/a/57nFlxu

Sabendo disso, se você centralizar a bolinha (pode usar o zoom para ajudar) no símbolo do centro e usar o código vá para x = 0 e y = 0, a bolinha ficará centralizada.

Espero que te ajude e conte sempre com a Alura!

: )

Olá, Guilherme. Muito obrigado pelo auxilio.

Agora minha dificuldade esta sendo para colocar a margem de erro para a raquete do adversário: quando faço como no vídeo e coloco o operador de subtração e coloco o valor de '50' a raquete do adversário sempre esta errado pelo que parece ser a mesma distancia. Ou seja; a raquete não acerta algumas ate errar uma, esta errando todas.

Desde já agradeço pela ajuda. Tudo de bom.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software