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não consigo baixar o arquivo de colisao rectcircle no github a versao do professor e a antiga

não sei como baixar o arquivo nessa nova versao do github

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Oi Fabio, tudo bem?

Para baixar a biblioteca de colisão do p5.js basta você seguir o procedimento abaixo:

  • Inicialmente exploramos a aba Reference, que encontramos no submenu Help, que está na parte superior direita do p5.js.

    Recorte de captura de tela. No menu help, a opção reference está destacada em rosa

  • Em seguida clique em Libraries.

    Recorte de captura de tela da aba reference do p5js. Ao lado esquerdo, dentre várias opções, a opção Libraries está destacada em vermelho.

  • Procure a biblioteca p5.collide2D. e clique.

    Recorte da captura de tela do editor p5.js, em que é mostrada a biblioteca “p5.collide2D.js”

  • Você será redirecionado para a página do GitHub em que o código está hospedado. Clique em code e em download zip

    Recorte da captura de tela de um repositório do GitHub. O botão code foi selecionado. No submenu a opção download zip está destacada em vermelho. Ao fundo há uma lista de arquivos.

    Lembre-se de descompactar os arquivos!

  • Agora, para adicionar a biblioteca de colisão no seu projeto é necessário estando no no p5, clicar na setinha ao lado de sketch files e selecionar a opção upload file:

    Recorte da captura de tela do p5.js. Ao lado da opção "sketch file", há uma seta destacada em azul, indicando que foi clicada. A terceira opção, "upload file", está destacada em rosa.

  • Selecione o arquivo que acabamos de baixar, o p5.collide2D.js e clique em Open. Ele ficará do lado esquerdo do editor de texto, no mesmo lugar em que criamos novos arquivos e carregamos as imagens.

Para que o código da biblioteca possa ser compreendido dentro do projeto, vá até a pasta index.html e crie a seguinte linha de código, dentro da tag <body>.


<script src="p5.collide2d.js"></script>

Agora o código já está disponível para ser utilizado, e o próximo passo é criarmos uma função que detecta a colisão.

No arquivo sketch.js, crie a variável colisao = false e a função colisaoBiblioteca(x,y):

function colisaoBiblioteca(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

Perceba que estamos utilizando a função collideRectCircle(), que está na biblioteca que acabamos de trazer para nosso projeto.

Lembre-se de chamar a função colisaoBiblioteca() dentro da função draw(), no arquivo Sketch.js.

Espero ter ajudado. Caso tenha outras dúvidas, estarei à disposição para te ajudar.

Grande abraço e bons estudos!

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