Olá Ednaldo, tudo bem?
Primeiramente você deve ter o Git instalado. Se você já fez isso. entre em seu terminal (ou prompt de comando ou powershell no WIndows) e digite:
git -v
Exemplo:
O passo acima é apenas para verificar se o Git está mesmo instalado. Agora em sua própria Área de Trabalho (Desktop) você pode criar um diretório (pasta) com o nome Git (ou um nome que você queira escolher. Coloquei 'alura_git') e dentro desse diretório criar um simples arquivo index.html:
Você pode criar com um formato simples em um editor de sua preferência, aqui utilizei com o VSCode:
Feito isso, acesse o seu terminal (ou prompt de comando ou powershell no Windows) e veja em qual diretório você está. Por exemplo:
Usei o comando ls** (comando 'dir' no Windows) para descobrir onde eu estava (Diretório do Usuário) e encontrei o diretório da 'Área de Trabalho'. Digitei **cd para acessá-lo e lá encontrei meu diretório do Git: "alura_git". Digitei novamente cd para acessar o diretório e logo depois um ls para verificar o que continha nele. Logo após ter confirmado que meu arquivo index.html se encontrava lá pude dar um comando no Git chamado:
git init
Este comando irá criar e iniciar um repositório Git no diretório atual e permitirá que você comece a controlar as alterações realizadas no arquivo index.html .
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!