Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Multiplicar comandos no JavaScript

Fiquei me perguntando se existe alguma forma de multiplicar os comandos através do script. Por exemplo: desejo pular 5 linhas, preciso escrever o 5 vezes ou posso fazer o comando para 5 linhas de uma vez no código?

1 resposta
solução!

Oi, Laura! Tudo bem com você?

Sobre o seu exemplo, você pode adicionar 5 <br> em apenas um document.write, dessa forma:

document.write("<br><br><br><br><br>");

Existe também outra maneira! O javaScript nos permite criar nossas próprias funcionalidades, ou seja, nossas próprias funções. A partir do capítulo 4 será apresentado as funções (function).

Toda função criada se inicia com o termo function, em seguida temos o nome da função, terminando com parênteses. Também precisamos abrir e fechar um bloco utilizando as chaves ({}), já que toda função pode englobar uma ou mais instruções.

function nomeDaFuncao() {
 Instrucoes
}

Vou utilizar seu exemplo, beleza? Podemos nomear a função como pulaLinha, sua finalidade é pular 5 linhas. Sendo assim, teremos 5 document.write("<br">); como instruções:

function pulaLinha () {
        document.write("<br">);
        document.write("<br">);
        document.write("<br">);
        document.write("<br">);
        document.write("<br">);
}

Agora, quando chamarmos o pulaLinha(), será executada a função. Para chamá-la, precisamos utilizar os parênteses, da seguinte forma:

pulaLinha ();

Logo, ao invés de pular 5 linhas dessa forma:

<meta charset="UTF-8">

<script>

document.write("Olá, tudo bem?")
        document.write("<br>");
        document.write("<br>");
        document.write("<br>");
        document.write("<br>");
        document.write("<br>");
    document.write("Boa tarde!")

</script>

Você pode criar uma função que pule 5 linhas e chamar ela no momento que desejar:

<meta charset="UTF-8">

<script>

function pulaLinha() {
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
}

document.write("Olá, tudo bem?")
    pulaLinha()
    document.write("Boa tarde!")

</script>

As duas formas estão corretas e chegam no mesmo resultado: pular 5 linhas. Porém, utilizando a função que criamos, conseguimos fazer isso sem precisar escrever diversas vezes e o código fica mais legível.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Mas fica tranquila! Como eu disse anteriormente, você verá isso nas próximas aulas.

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, estou à disposição.

Continue praticando, tenho certeza que vai muito longe :)

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!