Fiquei me perguntando se existe alguma forma de multiplicar os comandos através do script. Por exemplo: desejo pular 5 linhas, preciso escrever o 5 vezes ou posso fazer o comando para 5 linhas de uma vez no código?
Fiquei me perguntando se existe alguma forma de multiplicar os comandos através do script. Por exemplo: desejo pular 5 linhas, preciso escrever o 5 vezes ou posso fazer o comando para 5 linhas de uma vez no código?
Oi, Laura! Tudo bem com você?
Sobre o seu exemplo, você pode adicionar 5 <br>
em apenas um document.write
, dessa forma:
document.write("<br><br><br><br><br>");
Existe também outra maneira! O javaScript nos permite criar nossas próprias funcionalidades, ou seja, nossas próprias funções. A partir do capítulo 4 será apresentado as funções (function
).
Toda função criada se inicia com o termo function, em seguida temos o nome da função, terminando com parênteses. Também precisamos abrir e fechar um bloco utilizando as chaves ({}
), já que toda função pode englobar uma ou mais instruções.
function nomeDaFuncao() {
Instrucoes
}
Vou utilizar seu exemplo, beleza? Podemos nomear a função como pulaLinha
, sua finalidade é pular 5 linhas. Sendo assim, teremos 5 document.write("<br">);
como instruções:
function pulaLinha () {
document.write("<br">);
document.write("<br">);
document.write("<br">);
document.write("<br">);
document.write("<br">);
}
Agora, quando chamarmos o pulaLinha()
, será executada a função. Para chamá-la, precisamos utilizar os parênteses, da seguinte forma:
pulaLinha ();
Logo, ao invés de pular 5 linhas dessa forma:
<meta charset="UTF-8">
<script>
document.write("Olá, tudo bem?")
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("Boa tarde!")
</script>
Você pode criar uma função que pule 5 linhas e chamar ela no momento que desejar:
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
}
document.write("Olá, tudo bem?")
pulaLinha()
document.write("Boa tarde!")
</script>
As duas formas estão corretas e chegam no mesmo resultado: pular 5 linhas. Porém, utilizando a função que criamos, conseguimos fazer isso sem precisar escrever diversas vezes e o código fica mais legível.
Mas fica tranquila! Como eu disse anteriormente, você verá isso nas próximas aulas.
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, estou à disposição.
Continue praticando, tenho certeza que vai muito longe :)
Abraços e bons estudos!