Fiquei me perguntando se existe alguma forma de multiplicar os comandos através do script. Por exemplo: desejo pular 5 linhas, preciso escrever o 5 vezes ou posso fazer o comando para 5 linhas de uma vez no código?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei me perguntando se existe alguma forma de multiplicar os comandos através do script. Por exemplo: desejo pular 5 linhas, preciso escrever o 5 vezes ou posso fazer o comando para 5 linhas de uma vez no código?
Oi, Laura! Tudo bem com você?
Sobre o seu exemplo, você pode adicionar 5 <br> em apenas um document.write, dessa forma:
document.write("<br><br><br><br><br>");
Existe também outra maneira! O javaScript nos permite criar nossas próprias funcionalidades, ou seja, nossas próprias funções. A partir do capítulo 4 será apresentado as funções (function).
Toda função criada se inicia com o termo function, em seguida temos o nome da função, terminando com parênteses. Também precisamos abrir e fechar um bloco utilizando as chaves ({}), já que toda função pode englobar uma ou mais instruções.
function nomeDaFuncao() {
Instrucoes
}Vou utilizar seu exemplo, beleza? Podemos nomear a função como pulaLinha, sua finalidade é pular 5 linhas. Sendo assim, teremos 5 document.write("<br">); como instruções:
function pulaLinha () {
document.write("<br">);
document.write("<br">);
document.write("<br">);
document.write("<br">);
document.write("<br">);
}Agora, quando chamarmos o pulaLinha(), será executada a função. Para chamá-la, precisamos utilizar os parênteses, da seguinte forma:
pulaLinha ();Logo, ao invés de pular 5 linhas dessa forma:
<meta charset="UTF-8">
<script>
document.write("Olá, tudo bem?")
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("Boa tarde!")
</script>Você pode criar uma função que pule 5 linhas e chamar ela no momento que desejar:
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
document.write("<br>");
}
document.write("Olá, tudo bem?")
pulaLinha()
document.write("Boa tarde!")
</script>As duas formas estão corretas e chegam no mesmo resultado: pular 5 linhas. Porém, utilizando a função que criamos, conseguimos fazer isso sem precisar escrever diversas vezes e o código fica mais legível.
Mas fica tranquila! Como eu disse anteriormente, você verá isso nas próximas aulas.
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, estou à disposição.
Continue praticando, tenho certeza que vai muito longe :)
Abraços e bons estudos!