Trabalhei durante 20 anos no mercado de geotecnologias, a cinco anos atrás, minha habilidade em trabalhar com softwares de SIG (Sistemas de Informações Geográficas) baseados em desktop era fundamental. Eu dominava diversas ferramentas e técnicas para análise e processamento de dados geoespaciais. No entanto, com a rápida evolução das tecnologias em nuvem e o aumento da disponibilidade de aplicativos e serviços de geotecnologia baseados na web, essa habilidade não é mais tão crítica como antes. Agora, o domínio de plataformas em nuvem e soluções de geotecnologia baseadas na web é cada vez mais importante. No mercado de geotecnologias, as mudanças são constantes. A crescente integração de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina e Internet das Coisas (IoT) está transformando a maneira como coletamos, processamos e analisamos dados geoespaciais. Além disso, a crescente importância da sustentabilidade e do planejamento urbano exige profissionais capazes de aplicar geotecnologias em novas e inovadoras maneiras. Por isso a decidi fazer uma transição de carreira para a área de programação que foi motivada pelas mudanças constantes no campo das tecnologias da informação. Com a rápida evolução do setor e a crescente importância das tecnologias emergentes, percebi que era o momento certo para ampliar meus horizontes e investir no desenvolvimento de novas habilidades.