Dessa forma, a bolinha retorna para o lado oposto da tela caso ultrapasse o limite dela (estilo Pac-Man), sem falar que você pode escolher a cor da bolinha também!
<meta charset = "UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<br>
<h2>Escolha uma cor!</h2><input type = "color">
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var paleta = document.querySelector('input');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20;
var y = 20;
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
var taxa = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = paleta.value;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
}
function lerTeclado (evento) {
if(x < 600 && x > 0 && y < 400 && y > 0) {
if(evento.keyCode == esquerda) {
x = x - taxa;
}
if(evento.keyCode == cima) {
y = y - taxa;
}
if(evento.keyCode == direita) {
x = x + taxa;
}
if(evento.keyCode == baixo) {
y = y + taxa;
}
} else if(x >= 600) {
x = taxa;
} else if(x <= 0) {
x = 600 - taxa;
} else if(y >= 400) {
y = taxa;
} else if(y <= 0) {
y = 400 - taxa;
}
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 10);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
document.onkeydown = lerTeclado;
</script>