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"Movendo a bolinha pelo teclado": Dica para deixar ainda mais legal!

Dessa forma, a bolinha retorna para o lado oposto da tela caso ultrapasse o limite dela (estilo Pac-Man), sem falar que você pode escolher a cor da bolinha também!

<meta charset = "UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<br>
<h2>Escolha uma cor!</h2><input type = "color">

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var paleta = document.querySelector('input');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x = 20;
    var y = 20;

    var esquerda = 37;
    var cima = 38;
    var direita = 39;
    var baixo = 40;

    var taxa = 10;

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = paleta.value;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {
        pincel.fillStyle = 'lightgray';
        pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function lerTeclado (evento) {

        if(x < 600 && x > 0 && y < 400 && y > 0) {
            if(evento.keyCode == esquerda) {
                x = x - taxa;
            }
            if(evento.keyCode == cima) {
                y = y - taxa;
            }
            if(evento.keyCode == direita) {
                x = x + taxa;
            }
            if(evento.keyCode == baixo) {
                y = y + taxa;
            }    
        } else if(x >= 600) {
            x = taxa;
        } else if(x <= 0) {
            x = 600 - taxa;
        } else if(y >= 400) {
            y = taxa;
        } else if(y <= 0) {
            y = 400 - taxa;
        }
    }

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, y, 10);
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

    document.onkeydown = lerTeclado;

</script>
1 resposta

Que massa Rafael, brincar de aprender é muito legal.