Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Módulos x Herança

Flávio, boa tarde!

Tenho mais uma dúvida, assim como uma validação se meu entendimento está correto: como na página 'index.html' foram adicionados os caminhos dos arquivos (classes) '.js' na ordem pelos quais são dependentes um do outro, o funcionamento era normal, pois era assim 'mascarado' o efeito global (que na realidade não era).

Todavia, há classes que foram utilizados o 'extends', onde agora que estamos trabalhando com o conceito de módulos, se torna ainda necessário utilizar o 'extends'!?

Aguardo, abraços!

3 respostas

Opa Adriano, Flavio é o mestre e deve chegar com a melhor resposta. Eu não vi a relação entre módulo e herança. A herança é para reaproveitar comportamento, sobreescrever comportamentos etc, enquanto que os módulos são usados mais para você gerenciar os escopos dos seus códigos... Diminuir justamente o lance do global, você só importa o que quer usar.

solução!

Alberto, meu guru, sua resposta foi excelente. Adriano, herança é para reaproveitar código e o módulo é para evitar a poluição no escopo global.

Importar scripts e ter que lembrar a ordem de importação é massacrante para o desenvolvedor. Quando você usa o sistema de módulos, além dele resolver o problema dos globais você só precisa importa o módulo principal da aplicação que o Systemjs se encarregará de carregar suas dependências. Quem quebra a cabeça para resolver a ordem de importação é o Systemjs.

Hoje alguns navegadores já suportam importação nativa de módulos mas é algo que ainda vai demorar um pouquinho para ser amplamente suportado.

Se quiser saber mais e revisar o conceito de módulo pode acessar este meu artigo:

http://cangaceirojavascript.com.br/importacao-nativa-modulos-browser/

Sucesso e bom estudo.

Alberto e Flávio, perfeito!

Minha dúvida foi muito bem resolvida, obrigado pelo retorno e pelo excelente treinamento.

Abraços.