Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Modo focado e difuso, e a importância de dar um descanco para o cérebro

A nossa mente tem dois modos de operar, quando estamos estudando estamos no modo focado e nesse modo o nosso cérebro tende a fazer o mesmo percurso que está acostumando.

No modo difuso é quando o cérebro está mais relaxado sem pensar em algo especifico, e é por isso que quando estamos tomando banho, dormindo ou em qualquer outro momento de lazer ou relaxamento costumamos entender algo que estava difícil de entender ou ter ideias criativas, como uma música, uma história para um livro, porque no modo difuso o cerebro está percorrendo um outro caminho, um caminho aleatório e acaba acessando áreas do nosso cérebro que antes não eram acessadas quando estavamos no modo focado.

Por isso muitos falam que as vezes para resolver um problema que você está horas tentando resolver o melhor é dar um passo pra trás e fazer um outra coisa, para dar um descanso para o seu cérebro, é provalmente que nesse momento de descanso que você encontrará a resposta para o seu problema.

Eu já tive alguns insights enquanto dormia, onde em um sonho tive uma ideia que seria boa para fazer um livro de aventura e fantasia, e quando acordei eu anotei tudo o que eu conseguia me lembrar, uma vez minha mãe me disse: eu já tive uma ideia de uma música quando dormia, mas quando acordei eu não anotei e esqueci, por isso quando tiver um sonho de algo interessante como uma música anote tudo, e foi isso que eu fiz, mas nem comecei a escrever o livro nem mesmo os rascunho de algum capítulo, motivo: procrastinação e várias desculpas.

2 respostas
solução!

Eu creio que pra área em questão qual estamos estudando Daniel, o modo difuso tem se mostrado mais abrangente na solução dos problemas. Visto isto que as empresas investem em levar o "ócio" e "lazer" para as instalações destas, talvez justamente para que a produtividade esteja no difuso.

Eu sou bem prova disto no meu modo de ação, onde posso ficar debruçado o dia inteiro sobre um problema a fim de encontrar a solução, e ela só irá surgir quando eu tirar o foco deste. Estranho né? Mas tenho comprovado isto.

Concordo com você.