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resposta

Modelo das 4 ações - framework

Considerando a logica do modelo citado, segue:

1- Eliminar Uma vez que entendesse o posicionamento do produto/serviço no mercado, torna-se necessário avaliar possíveis características "comuns “e que consomem grande parte de recurso (financeiro, tempo...) sem um retorno (ex: receita) significativo que possa fazer parte das métricas. Ex:. Eliminar um serviço pouco utilizado pelo público que consome este produto com cheque ou até a anuidade do cartão

2- Reduzir Voltar o olhar para vantagens do produto/serviço que estão acima dos padrões esperados pelo público/setor. Com isso é possível avaliar os pontos fortes do produto/serviço que são diferenciais com relação a concorrência e por sua vez reduzi-los a um ponto que não se perca a vantagem com relação a concorrência. Muitas vezes o diferencial consome muito dos recursos para serem ofertados. Ex:. Redução das taxas de juros do rotativo do cartão

3- Elevar Aqui é onde devemos nos voltar para o mercado afim de identificar os pontos de dor que ainda não foram atendidos. Uma oportunidade de ofertar aos clientes soluções, produtos/serviços que outros não ofertaram ainda. Ex:. Aumentar o retorno do cashback ou capilaridade dos parceiros para utilização deste serviço

4- Criar Talvez uma das ações mais desafiadoras. Estar capacitado para avaliar as necessidades e dores futuras de seus clientes, criar a oportunidade de estar afrente dos concorrentes. Ex:. Possibilidade de aplicar o cashback em um produto de investimento

1 resposta

Olá Samuel, tudo bem?

O modelo das 4 ações é uma ótima ferramenta para avaliar e melhorar a posição do seu produto/serviço no mercado. É importante lembrar que cada ação deve ser avaliada com cuidado e que nem sempre é necessário aplicar todas as ações.

Eliminar características pouco utilizadas pelo público é uma ótima maneira de economizar recursos e focar em aspectos mais importantes do produto/serviço. Reduzir vantagens acima dos padrões esperados pelo público pode ajudar a manter a vantagem competitiva sem gastar muito. Elevar pontos de dor ainda não atendidos pelo mercado é uma ótima oportunidade de inovação e diferenciação. Já a criação de soluções para necessidades futuras dos clientes é um desafio, mas pode colocar sua empresa na frente da concorrência.

Um exemplo prático de aplicação do modelo das 4 ações seria avaliar um aplicativo de delivery de comida. Poderíamos eliminar restaurantes pouco utilizados pelos usuários, reduzir o tempo de entrega para se destacar da concorrência, elevar a qualidade do atendimento ao cliente e criar uma opção de entrega sustentável para atender a uma demanda futura.

Espero ter ajudado e bons estudos!

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