As formas de aprendizado que sou mais adepta são: a escrita, seja copiando o conteúdo palavra por palavra até resumindo com as minhas próprias palavras e entendimento. Gosto sempre de escrever exemplos associados ao tema estudado para ter uma melhor compreenssão. O uso de analogias e associações é muito eficaz para mim, geralmente ideias simples do dia a dia que representam o conceito estudado. Por exemplo, aprender é como montar legos, de bloco em bloco vamos formando uma muralha de conhecimento, mas se não estivermos dispostos a atualiza-los eles podem se quebrar ou se perder, tornando-a obsoleta, portanto frágil. Outra maneira é explicar para algum amigo na internet ou comentar sobre isso nas minhas redes sociais (costuma ser mais para mim, mas as vezes gera um networking com gente que se interessa nos temas!). Explicar me ajuda a entender a minha própria compreensão do assunto. Questionar, Pesquisar/ ler: ajudam a diversificar as fontes e opiniões sobre um determinado tema de estudo ou dúvida. Jogos, filmes e livros: me ajudam a compreender de forma mais leve o que estou estudando que nem exercicios, mas sem a carga de "errar", mas o sentimento de posso tentar de novo e me divertir.