Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Minha voz interior e a Mudança

Minha voz interior tende a ser repleta de emoções negativas:

• "Vou decepcionar alguém."
  • "Isso não foi mérito meu."
  • "Qualquer um conseguiria."
  • "Estão me julgando."
  • "Preciso acertar de primeira."
  • "Não posso errar"
  • "Se eu acertei for por sorte"
  • "Se eu errar vou perder o emprego, a casa, a família, basicamente morrer"
  • "Se não for perfeito então eu não faço"

Padrões identificados:

• Perfeccionismo: "Preciso acertar de primeira", "Não posso errar".
  • Medo de desapontar: "Vou decepcionar alguém".
  • Busca excessiva por validação externa: valor pessoal depende da opinião dos outros.
  • Desqualificação das conquistas: "Foi sorte", "Qualquer um conseguiria".
  • Síndrome do impostor: dificuldade de reconhecer competência própria.
  • Leitura mental: "Estão me julgando".
  • Autocrítica excessiva: erros contam muito, acertos contam pouco.
  • Pensamento tudo ou nada: se não foi perfeito, então não foi bom.

Transformando elas em positividade:

Reinterpretações positivas da minha voz interior

• "Vou decepcionar alguém." → Nem sempre vou atender todas as expectativas, e tudo bem. Posso aprender e melhorar continuamente.
  • "Isso não foi mérito meu." → Meu esforço, dedicação e preparação contribuíram para esse resultado.
  • "Qualquer um conseguiria." → Cada pessoa tem habilidades diferentes, e eu tenho qualidades que me ajudaram a chegar até aqui.
  • "Estão me julgando." → Não posso saber o que os outros pensam. Na maioria das vezes, as pessoas estão mais ocupadas com as próprias preocupações.
  • "Preciso acertar de primeira." → Aprender faz parte do processo e erros ajudam a evoluir.
  • "Não posso errar." → Errar é normal e não define meu valor ou competência.
  • "Se eu acertei foi por sorte." → A sorte pode ajudar, mas meus conhecimentos, esforço e preparação também tiveram papel importante.
  • "Se eu errar vou perder o emprego, a casa, a família, basicamente morrer." → Um erro pontual raramente gera consequências extremas. Posso corrigir, aprender e seguir em frente.
  • "Se não for perfeito então eu não faço." → Feito é melhor que perfeito. Posso melhorar ao longo do caminho.

Novos padrões que gostaria de desenvolver

• Autocompaixão: tratar meus erros com a mesma gentileza que trataria outra pessoa.
  • Reconhecimento de mérito: aceitar que minhas conquistas também são resultado da minha dedicação.
  • Confiança gradual: não preciso ter certeza absoluta para agir.
  • Aprendizado contínuo: errar não é fracassar, é adquirir experiência.
  • Pensamento equilibrado: nem tudo é perfeito ou horrível; existe um meio-termo.
  • Validação interna: meu valor não depende exclusivamente da aprovação dos outros.
  • Coragem para agir: posso sentir medo e ainda assim seguir em frente.
1 resposta

Fala, Carolina! Tudo bom?

Agradeço por trazer sua reflexão para o fórum!

Curti demais como trabalhou a identificação dos padrões negativos, destacou a reinterpretação positiva de cada pensamento e ainda reforçou os novos padrões desejados que gostaria de desenvolver. Essa forma de organizar mostra autoconhecimento, clareza sobre os desafios internos e disposição para transformar a voz interior em algo mais saudável e construtivo.

E algumas boas práticas que você pode adotar são:

• Registrar conquistas: manter um diário de pequenas vitórias para reforçar reconhecimento de mérito.
  • Exercitar pensamento equilibrado: substituir o “tudo ou nada” por avaliações mais realistas e graduais.
  • Praticar autocompaixão: lembrar-se de tratar a si mesma com a mesma gentileza que ofereceria a um amigo.

Continue postando as suas reflexões! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode inspirar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: você considera mais eficaz começar fortalecendo a autocompaixão para lidar com erros ou investir primeiro na validação interna para reduzir a dependência da aprovação externa?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!