Minha voz interior tende a ser repleta de emoções negativas:
- "Vou decepcionar alguém."
- "Isso não foi mérito meu."
- "Qualquer um conseguiria."
- "Estão me julgando."
- "Preciso acertar de primeira."
- "Não posso errar"
- "Se eu acertei for por sorte"
- "Se eu errar vou perder o emprego, a casa, a família, basicamente morrer"
- "Se não for perfeito então eu não faço"
Padrões identificados:
- Perfeccionismo: "Preciso acertar de primeira", "Não posso errar".
- Medo de desapontar: "Vou decepcionar alguém".
- Busca excessiva por validação externa: valor pessoal depende da opinião dos outros.
- Desqualificação das conquistas: "Foi sorte", "Qualquer um conseguiria".
- Síndrome do impostor: dificuldade de reconhecer competência própria.
- Leitura mental: "Estão me julgando".
- Autocrítica excessiva: erros contam muito, acertos contam pouco.
- Pensamento tudo ou nada: se não foi perfeito, então não foi bom.
Transformando elas em positividade:
Reinterpretações positivas da minha voz interior
- "Vou decepcionar alguém." → Nem sempre vou atender todas as expectativas, e tudo bem. Posso aprender e melhorar continuamente.
- "Isso não foi mérito meu." → Meu esforço, dedicação e preparação contribuíram para esse resultado.
- "Qualquer um conseguiria." → Cada pessoa tem habilidades diferentes, e eu tenho qualidades que me ajudaram a chegar até aqui.
- "Estão me julgando." → Não posso saber o que os outros pensam. Na maioria das vezes, as pessoas estão mais ocupadas com as próprias preocupações.
- "Preciso acertar de primeira." → Aprender faz parte do processo e erros ajudam a evoluir.
- "Não posso errar." → Errar é normal e não define meu valor ou competência.
- "Se eu acertei foi por sorte." → A sorte pode ajudar, mas meus conhecimentos, esforço e preparação também tiveram papel importante.
- "Se eu errar vou perder o emprego, a casa, a família, basicamente morrer." → Um erro pontual raramente gera consequências extremas. Posso corrigir, aprender e seguir em frente.
- "Se não for perfeito então eu não faço." → Feito é melhor que perfeito. Posso melhorar ao longo do caminho.
Novos padrões que gostaria de desenvolver
- Autocompaixão: tratar meus erros com a mesma gentileza que trataria outra pessoa.
- Reconhecimento de mérito: aceitar que minhas conquistas também são resultado da minha dedicação.
- Confiança gradual: não preciso ter certeza absoluta para agir.
- Aprendizado contínuo: errar não é fracassar, é adquirir experiência.
- Pensamento equilibrado: nem tudo é perfeito ou horrível; existe um meio-termo.
- Validação interna: meu valor não depende exclusivamente da aprovação dos outros.
- Coragem para agir: posso sentir medo e ainda assim seguir em frente.