Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Crenças Limitantes 2

Houve algum momento em que você não agiu da maneira mais oportuna porque não conseguiu acreditar em si mesmo?

Não consigo lembrar de uma situação em que deixei de agir completamente por não acreditar em mim mesma. Na maioria das vezes, mesmo sentindo medo ou insegurança, eu sigo em frente e tento fazer o que precisa ser feito. Porém, houve momentos em que a falta de confiança fez com que eu demorasse mais para agir, buscasse validação excessiva ou questionasse demais minhas próprias capacidades. Hoje percebo que muitas vezes eu já tinha condições de realizar determinada tarefa, mas ainda não acreditava totalmente nisso.

Quais são os pensamentos pessimistas que você tem tido e de que forma eles estão impedindo o seu verdadeiro potencial?

Os pensamentos pessimistas que mais me acompanham estão relacionados à insegurança, ao medo de errar e à crença de que talvez eu não seja capaz o suficiente. Durante muito tempo, isso afetou a forma como eu trabalhava. Por ansiedade e pela vontade de resolver tudo rapidamente, eu acabava focando apenas na execução sem planejar adequadamente algumas atividades, o que às vezes resultava em erros ou retrabalho.

Nos últimos meses, porém, venho percebendo uma mudança importante. Continuo sentindo insegurança em algumas situações, mas estou desenvolvendo mais autonomia e aprendendo a planejar melhor antes de agir. Tenho participado mais ativamente das atividades da equipe, conversado com diferentes pessoas e assumido responsabilidades que antes me deixariam muito apreensiva. Isso tem me mostrado que eu sou capaz de aprender e evoluir, mesmo quando não me sinto completamente preparada. Aos poucos, estou substituindo pensamentos como "vou errar" por "posso aprender durante o processo".

1 resposta

Oi, Carolina. Tudo bem?

Um ponto importante é perceber que sentir insegurança não significa necessariamente deixar de agir. Mesmo com receio de errar ou de ser julgada, você costuma tentar, e isso também demonstra uma forma de enfrentar as crenças limitantes.

O exemplo que você trouxe sobre a falta de confiança fazer você demorar mais para agir, buscar validação ou questionar suas próprias capacidades é especialmente interessante. Nem sempre uma crença limitante impede completamente uma ação. Às vezes, ela aparece de forma mais sutil, fazendo com que uma tarefa simples leve mais tempo ou que você precise de uma confirmação antes de confiar na própria decisão. A relação que você fez entre ansiedade, execução rápida e falta de planejamento também mostra uma percepção importante sobre seu próprio processo. Quando você passou a planejar melhor antes de agir, conseguiu transformar uma dificuldade em uma oportunidade de desenvolvimento.

A frase “posso aprender durante o processo” combina bastante com essa mudança. Por exemplo, assumir uma nova responsabilidade no trabalho mesmo sem se sentir completamente preparada pode ser justamente uma oportunidade para desenvolver uma habilidade que ainda não fazia parte da sua experiência.

Pensando nessa mudança dos últimos meses, qual situação mais ajudou você a perceber que não precisa se sentir totalmente preparada para começar algo novo?

Parabéns pela reflexão e por compartilhar sua experiência. Continue observando essas mudanças no seu dia a dia, porque reconhecer pequenos avanços também ajuda a fortalecer a confiança. O fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!