Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Projeto Aula - Lidando com emoções

Bom, entendo que a emoção e o sentimento gera um comportamento e dentre o comportamento posso entender que um gatilho precisa ser gerado para ativar uma emoção.
Uma situação bastante desafiadora para mim é a dificuldade nas minhas expressões faciais.
O gatilho gerado é quando discordo da opinião de alguém, e logo vem a mente o "sensor de justiça" como: "isso não é assim ou não deveria ser levado desta forma" nesses momentos, posso sentir frustração ou ficar irritada e acabo expressando facialmente.

Tenho procurado melhorar, como um processo, então, paro por alguns instantes antes de responder, refletido sobre o que estou gatilho gerado e tentar compreender o ponto de vista da outra pessoa e tudo bem, se minha opinião não estiver igual a dela, afinal, acredito que a beleza está em sermos diferentes, e que talvez eu esteja vendo algo que o outro não e vice-versa.
Ultimamente, tenho procurado manter a calma e escolher palavras mais adequadas para explicar minha opinião de forma respeitosa.

Ao aplicar essas estratégias, percebi que evito entrar em conflitos vãs e manter a paz interna e externa, e aguardo a oportunidade de poder dialogar e expor minha linha de pensamento com clareza.

1 resposta

Fala, Elayni! Tudo bom?

Agradeço por trazer sua reflexão para o fórum!

Curti demais como trabalhou a emoção, destacou a importância dos gatilhos e ainda reforçou a busca por calma na hora de expressar opiniões. Essa análise mostra autoconhecimento, sensibilidade e consciência de que o diálogo respeitoso é construído quando conseguimos refletir antes de reagir, transformando possíveis conflitos em oportunidades de compreensão.

E algumas boas práticas que você pode adotar são:

• Escuta ativa: dedicar atenção plena ao ponto de vista do outro antes de responder.
  • Controle emocional: praticar pausas conscientes para reduzir frustração e irritação.
  • Reformulação positiva: escolher palavras adequadas que transmitam respeito e clareza.

Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: o que você considera mais desafiador, controlar as expressões faciais em momentos de discordância ou encontrar as palavras certas para expor sua opinião com respeito?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!