Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

O que mais me surpreendeu e me foi mais útil?

O que mais te surpreendeu, ou foi mais útil?

O que mais me surpreendeu foi perceber que talvez eu realmente apresente características da síndrome do impostor. Muitas das situações apresentadas no conteúdo se pareceram com pensamentos que tenho no dia a dia. Também achei muito útil aprender a identificar esses pensamentos e entender que eles podem não refletir a realidade. Além disso, gostei de aprender formas de lidar com esses sentimentos e reconhecer esses comportamentos tanto em mim quanto em outras pessoas.

Que pensamentos, sentimentos e/ou comportamentos reconheceu em si?

Reconheci em mim pensamentos relacionados ao perfeccionismo, como acreditar que preciso acertar de primeira e que não posso cometer erros. Também percebi uma tendência a desvalorizar minhas conquistas, atribuindo bons resultados à sorte ou acreditando que qualquer pessoa conseguiria fazer o mesmo que eu. Além disso, identifiquei medo de decepcionar outras pessoas, preocupação excessiva com julgamentos externos, autocrítica constante e dificuldade em aceitar elogios ou reconhecer meus próprios méritos.

Quais são as suas dúvidas? Escreva-as agora.

Minha principal dúvida é como lidar melhor com esses pensamentos quando eles aparecem. Gostaria de entender como desenvolver mais confiança em mim mesma, reconhecer minhas conquistas de forma saudável e diminuir a necessidade de validação externa. Também tenho dúvidas sobre como diferenciar uma autocrítica construtiva de uma autocrítica excessiva e como deixar de associar erros a fracassos pessoais.

1 resposta

Fala, Carolina! Tudo bom?

Agradeço por trazer sua reflexão para o fórum!

Curti demais como trabalhou o reconhecimento dos pensamentos negativos, destacou a síndrome do impostor como algo que te surpreendeu e ainda reforçou a importância de aprender formas de lidar com esses sentimentos. Essa análise mostra autoconhecimento, coragem em olhar para dentro e disposição para transformar padrões de pensamento em algo mais saudável e construtivo.

E algumas boas práticas que você pode adotar são:

• Registrar conquistas: manter um diário de vitórias, mesmo pequenas, para reforçar a confiança e reduzir a desvalorização pessoal.
  • Praticar reinterpretação imediata: quando surgir um pensamento negativo, tentar reformulá-lo em uma versão mais realista e positiva.
  • Diferenciar crítica construtiva de autocrítica excessiva: a primeira aponta caminhos de melhoria, enquanto a segunda apenas reforça insegurança sem oferecer solução.

Continue postando as suas reflexões! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode inspirar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: você considera mais eficaz começar fortalecendo a confiança em pequenas conquistas do dia a dia ou investir primeiro em técnicas de autocompaixão para lidar melhor com os erros?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!