<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
var xAleatorio = 300;
var yAleatorio = 200;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function sorteiaPosicao(maximo) {
return Math.floor(Math.random() * maximo);
}
function atualizaTela() {
xAleatorio = sorteiaPosicao(550);
yAleatorio = sorteiaPosicao(350);
if (xAleatorio < 50) {
while(xAleatorio < 50) {
xAleatorio = sorteiaPosicao(550);
}
}
if (yAleatorio < 50) {
while(yAleatorio < 50) {
yAleatorio = sorteiaPosicao(350);
}
}
limpaTela();
desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raio + 20, 'red'); // maior círculo
desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raio + 10, 'white');
desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raio, 'red'); // menor circulo
}
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if ( (x > xAleatorio - raio)
&& (x < xAleatorio + raio)
&& (y > yAleatorio - raio)
&& (y < yAleatorio + raio)) {
alert("Acertou!");
}
}
limpaTela();
desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raio + 20, "red");
desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raio + 10, "white");
desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raio, "red");
setInterval(atualizaTela, 1000);
tela.onclick = dispara;
</script>
Desta forma, assim que a página é carregada o alvo já é exibido e existe um limite de campo de onde ele pode nascer, fazendo assim, com que ele não fique cortado pelas bordas.