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Minha versão

Adicionei a funcionalidade para não deixar a bolinha sair do limite do canvas.

Segue:


<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    //#region Funções para Desenhar e Limpar
    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaQuadrado(x = 0, y = 0, width, height, color = "black", colorBorder = "black") {

        pincel.fillStyle = color;
        pincel.fillRect(x, y, width, height);
        pincel.strokeStyle = colorBorder;
        pincel.strokeRect(x, y, width, height);
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, widthScreen, heightScreen);
        desenhaQuadrado(0, 0, widthScreen, heightScreen, "lightgrey", "black" );
    }
    //#endregion

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, y, raio);
    }


    function atualizaPosicao(posicao, tecla, taxaAtualizacao) {

        var movimento = 1;

        if (tecla == esquerda || tecla == cima) {

            movimento = -1;
        }

        var posicaoTmp = posicao + taxaAtualizacao * movimento;

        if (passouLimiteTela(posicaoTmp, tecla, raio)) {

            posicaoTmp = posicao;
        }

        return posicaoTmp;

    }

    function passouLimiteTela(posicao, tecla, raio) {

        if (tecla == esquerda)
            return (posicao - raio < 0);

        if (tecla == cima)
            return (posicao - raio < 0);

        if (tecla == direita)
            return (posicao + raio > widthScreen);

        if (tecla == baixo)
            return (posicao + raio > heightScreen);

        return false;
    }

    function leDoTeclado(evento) {


        if (evento.keyCode == esquerda || evento.keyCode == direita) {

            x = atualizaPosicao(x, evento.keyCode, taxa);

        } else {

            y = atualizaPosicao(y, evento.keyCode, taxa);

        }

    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var widthScreen = 600, heightScreen = 400;
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, widthScreen, heightScreen);

    var x = 20;
    var y = 20;
    var raio = 10;

    // códigos do teclado

    var esquerda = 37;
    var cima = 38;
    var direita = 39;
    var baixo = 40;

    // taxa de incremento
    var taxa = 10;

    document.onkeydown = leDoTeclado;

    setInterval(atualizaTela, 20);

</script>
1 resposta

Olá, Antonio! Como vai?

Parabéns pela resolução! :)

Qualquer dúvida, estamos à disposição!

Uma ótima semana e bons estudos!

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