Adicionei a funcionalidade para não deixar a bolinha sair do limite do canvas.
Segue:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
//#region Funções para Desenhar e Limpar
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function desenhaQuadrado(x = 0, y = 0, width, height, color = "black", colorBorder = "black") {
pincel.fillStyle = color;
pincel.fillRect(x, y, width, height);
pincel.strokeStyle = colorBorder;
pincel.strokeRect(x, y, width, height);
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, widthScreen, heightScreen);
desenhaQuadrado(0, 0, widthScreen, heightScreen, "lightgrey", "black" );
}
//#endregion
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, raio);
}
function atualizaPosicao(posicao, tecla, taxaAtualizacao) {
var movimento = 1;
if (tecla == esquerda || tecla == cima) {
movimento = -1;
}
var posicaoTmp = posicao + taxaAtualizacao * movimento;
if (passouLimiteTela(posicaoTmp, tecla, raio)) {
posicaoTmp = posicao;
}
return posicaoTmp;
}
function passouLimiteTela(posicao, tecla, raio) {
if (tecla == esquerda)
return (posicao - raio < 0);
if (tecla == cima)
return (posicao - raio < 0);
if (tecla == direita)
return (posicao + raio > widthScreen);
if (tecla == baixo)
return (posicao + raio > heightScreen);
return false;
}
function leDoTeclado(evento) {
if (evento.keyCode == esquerda || evento.keyCode == direita) {
x = atualizaPosicao(x, evento.keyCode, taxa);
} else {
y = atualizaPosicao(y, evento.keyCode, taxa);
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var widthScreen = 600, heightScreen = 400;
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, widthScreen, heightScreen);
var x = 20;
var y = 20;
var raio = 10;
// códigos do teclado
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
// taxa de incremento
var taxa = 10;
document.onkeydown = leDoTeclado;
setInterval(atualizaTela, 20);
</script>