1
resposta

Minha reflexão sobre a CNV nas interações virtuais

Ainda não coloquei em prática os conceitos da CNV, mas estou bastante ansiosa para esse momento. Sei que será um desafio, pois muitas vezes, no ambiente virtual, a comunicação pode ser mal interpretada pela falta de gestos, expressões e entonação de voz.
Essa expectativa já me faz olhar de outra forma para os encontros on-line. Cada reunião ou aula pode se tornar um espaço para treinar a empatia, ouvir com mais atenção e expressar minhas necessidades de forma clara e respeitosa.
Percebo que a CNV pode ser um recurso poderoso para transformar interações digitais em oportunidades de conexão real, prevenindo mal-entendidos e fortalecendo os vínculos mesmo à distância. Estou animada para aplicar esses aprendizados e observar como eles podem melhorar meus relacionamentos virtuais.

1 resposta

Oi, Érika. Tudo bem com você?

A CNV realmente pode transformar a dinâmica das interações virtuais. A preocupação com a falta de elementos não verbais é válida, mas a clareza e a intenção por trás das palavras ajudam a compensar isso.

Sua reflexão mostra que você já está construindo uma mentalidade empática, o que é fundamental para aplicar a CNV.

Experimente começar com pequenos ajustes, como reformular mensagens para evitar ambiguidades e validar o que os outros dizem antes de responder. Isso cria um ambiente mais seguro para todos.

Obrigado por compartilhar sua perspectiva.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!