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03 Analisando cenários

Caso 1: Um colega compartilha que está se sentindo sobrecarregado com o trabalho e não sabe como lidar com isso.

  • As demandas aumentaram e os prazos estão ficando mais curtos. Trabalhar de maneira sobrecarregada não é bom para ninguém. Realmente vi que você tem trabalhado muito nos últimos dias e precisa de ajuda para tirar essa sobrecarga. Já chegou a falar com seu chefe sobre uma revisão das tarefas para as pessoas do time? Ou até mesmo a possibilidade de contratar uma pessoa de maneira temporária para que você consiga dividir essa carga?

Caso 2: Uma colega compartilha uma ideia no trabalho e outra pessoa interrompe de forma crítica, invalidando a ideia.

  • Entendo sua critica, é super valido querer o melhor para o time, isso mostra que vc realmente esta empenhado em entregar o melhor trabalho possivel. Porem acredito que seria importante ouvir toda a ideia do nosso colega antes de tomar alguma ação precipitada, ela pode nos ajudar a solucionar o problema.

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Caso 1. Acredito que de inicio seja valido avaliar todas as atividades que estão a cargo deste funcionário e procurar forma de melhorar sua execução, provavelmente usando automações e aplicando melhoria continua em sua rotina, por com isso o podemos agregar valor a suas atividade e proporcionar ganho de tempo ao colaborador, caso percebamos que isso não foi suficiente podemos tentar alternativas como redistribuição de atividades dentro do time ou até mesmo a contratação de novos colaboradores para dar suporte a equipe.

Caso 2. Todas as ideias devem ser ouvidas, o feedback e sugestões da equipe é muito rico dentro da empresa, pois os colaboradores são a nossa linha de frente de execução, eles melhor do que ninguém sabem onde está nossas oportunidades. Dito isso, ouvir atentamente todas as ideias e sugestões é indispensável, se em algum momento algum colaborador parecer mais critico e menos aberto a sugestões acredito pode ser o caso de sentar individualmente com ele em um momento posterior e tentar ser aberto e transparente quanto a inadequação de sua atitude na ocasião, todos tem direito a opinião e ela deve ser dita, mas não de forma rude ou critica demais, é preciso diferenciar uma critica que aponta para o crescimento do projeto de uma critica com o intuito apenas de denegri a ideia. Quanto a pessoa que foi interrompida, é importante no momento da interrupção deixar claro que sua ideia é bem vinda e que será analisada, não necessariamente aceita, mas que será estudada com a mesma seriedade que todos as demais. Criticas são bem vindas, mas apenas as que tem por objetivo o crescimento e aperfeiçoamento da ideia, projeto ou da equipe.