1
resposta

Migração de carreira aos 51 anos de idade.

A ideia de migrar para a area tech começou como um experimento pessoal. Há algum tempo venho pesquisando o mercado de trabalho para poder nortear e orientar a educação dos meus filhos de 14, 12 e 8 anos de Idade. Uma coisa que eu tinha claro é que eu gostaria que eles fossem "cidadãos do mundo", ou seja, que escolhessem uma carreira que lhes permitisse trabalhar em qualquer lugar do mundo sem enfrentar muitas barreiras regulatórias, como ocorre com os profissionais de medicina ( área de saúde em geral) ou direito, por exemplo.

Sou formado em Direito desde 1999, e sou servidor público desde de 1995. Então se eu desejasse sair do Brasil para morar em qualquer outro país, minha formação acadêmica e experiência profissional pouco ajudariam na minha recolocação. Como tenho muita experiencia com atendimento ao público e como conciliador e mediador judicial, provavelmente eu acabaria trabalhando em algum órgão do serviço público desse outro país ou teria que buscar uma nova formação.

Por isso eu sempre desejei que meus filhos buscassem uma carreira na área tech (TI) pois é onde se encontra a maior demanda do mercado. Isso para não falar da possibilidade de trabalho remoto, o que aumenta muito as possibilidades. Então, para dar o exemplo e mostrar que esse é um caminho viável eu decidi fazer um verdadeiro retorno às minhas origens profissionais, pois a minha primeira graduação (que não conclui pq desisti do curso) foi no na apoca era o Curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Eu até cheguei a trabalhar no CPD (Centro de Processamento de Dados) do banco do Estado do Amazonas. Porém fiquei decepcionado com o mercado naquela época e logo em seguida foi aprovado no concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e ingressei no curso de Direito, abandonando totalmente a "informática".