1
resposta

Migração de carreira aos 51 anos de idade.

A ideia de migrar para a area tech começou como um experimento pessoal. Há algum tempo venho pesquisando o mercado de trabalho para poder nortear e orientar a educação dos meus filhos de 14, 12 e 8 anos de Idade. Uma coisa que eu tinha claro é que eu gostaria que eles fossem "cidadãos do mundo", ou seja, que escolhessem uma carreira que lhes permitisse trabalhar em qualquer lugar do mundo sem enfrentar muitas barreiras regulatórias, como ocorre com os profissionais de medicina ( área de saúde em geral) ou direito, por exemplo.

Sou formado em Direito desde 1999, e sou servidor público desde de 1995. Então se eu desejasse sair do Brasil para morar em qualquer outro país, minha formação acadêmica e experiência profissional pouco ajudariam na minha recolocação. Como tenho muita experiencia com atendimento ao público e como conciliador e mediador judicial, provavelmente eu acabaria trabalhando em algum órgão do serviço público desse outro país ou teria que buscar uma nova formação.

Por isso eu sempre desejei que meus filhos buscassem uma carreira na área tech (TI) pois é onde se encontra a maior demanda do mercado. Isso para não falar da possibilidade de trabalho remoto, o que aumenta muito as possibilidades. Então, para dar o exemplo e mostrar que esse é um caminho viável eu decidi fazer um verdadeiro retorno às minhas origens profissionais, pois a minha primeira graduação (que não conclui pq desisti do curso) foi no na apoca era o Curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Eu até cheguei a trabalhar no CPD (Centro de Processamento de Dados) do banco do Estado do Amazonas. Porém fiquei decepcionado com o mercado naquela época e logo em seguida foi aprovado no concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e ingressei no curso de Direito, abandonando totalmente a "informática".

Porém sempre fui apaixonado por tecnologia e continuei, ainda que de longe ligado à área de tecnologia. Eu ainda tinha planejado cursar engenharia de Computação por puro hobby, mas ao pesquisar sobre as possíveis carreiras para meus filhos um tema não saía da minha cabeça: CIÊNCIA DE DADOS. Eu não fazia ideia do que era e comecei a pesquisar sobre o tema. E quanto mais eu pesquisava, mais eu me apaixonava e renascia a velha peixão pela tecnologia.

Meu primeiro contato com um computador foi em 1983, quando aos 11 anos de idade ganhei uma bolsa de estudos para um curso de BASIC. Em 1985 ganhei meu primeiro computador, um TK-2000 da microdigital, que era um clone (versão pirata) do Apple II. Ness mesmo ano minha mãe mw matriculou em um colégio que tinha aulas de PD (processamento de dados), onde usávamos um CP-500 da prológica. Depois disso estudei ainda dBASE e Linguagem Clipper e na faculdade de PD aprendi a programar em PASCAL, mas parei por aí.

Eu já havia ouvido falar dos curso da Alura, e por pura curiosidade me matriculei e comecei a fazer os curso de Lógica em Pyhton e Excel. Ao mesmo tempo, como esta MUITO empolgado, me matriculei também no curso de CIÊNCIA DE DADOS da UNINTER e agora estou pensando seriamente em construir uma segunda carreira na área tech em paralelo à minha carreira como servidor público de um tribunal de justiça. Neste momento minha principal dúvida é: como o mercado irá enxergar alguém que aos 51 resolve (re)iniciar uma carreira na área tech? Como os meus futuros colegas de trabalho e até mesmo meus chefes e superiores hierárquicos irão lidar com o fato de liderar alguém que com idade dos seus pais? Como eu iriei lidar trabalhando com colegas com idade para ser meus filhos? Esse choque de gerações poderá ser gratificante para todos?

Acredito que eu não seja exceção apesar de parecer que essa ainda é uma situação nova, mas que vai se tornar mais comum num futuro bem próximo.

1 resposta

Olá Márcio, tudo bem? Primeiramente, parabéns por buscar uma nova carreira na área tech e se dedicar aos estudos e ao aprimoramento de suas habilidades. É inspirador ver alguém buscando novos desafios e explorando novas possibilidades.

Quanto às suas preocupações em relação ao mercado de trabalho e aos seus futuros colegas de trabalho, é importante lembrar que a diversidade é uma grande vantagem para qualquer equipe. Sua experiência e conhecimento em outras áreas podem ser uma grande contribuição para a equipe de tecnologia, trazendo novas perspectivas e soluções criativas para problemas. Além disso, muitas empresas estão buscando cada vez mais profissionais com perfis multidisciplinares, capazes de agregar valor em diferentes áreas.

Portanto, não se preocupe com a sua idade ou com o que os outros possam pensar. Foque em adquirir conhecimento e habilidades na área de tecnologia, e mostre o seu valor como profissional. Com determinação, esforço e comprometimento, com certeza você poderá construir uma carreira de sucesso na área tech, em paralelo com a sua carreira no serviço público.

Aqui na Alura temos diversos cursos que permitem você se desenvolver tanto na área pessoal de soft skills quanto na parte tech. Além disso, também contamos com cursos de posicionamento de carreira e coisas relacionadas.

Agradeço sua dúvida e bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software