5
respostas

Microexpressões não é cientifico

Gente, tomem cuidado com micro expressões, só para contextualizar, recentemente tivemos uma polemica relacionada ao Vitor Metaforando por ele processar um humorista que simplesmente usou conteúdo cientifico em cima do trabalho do Vitor, tirando a parte que não importa tanto recomendo que se atualizem sobre o assunto e parem de julgar os outros em cima de nada. Teve estudo que comparou a eficiência entre alguém sem saber de microexpressões e alguém que saiba para identificar um mentiroso, a diferença entre ambos é que quem estudou errou com mais certeza de estar certo.

Esse conteúdo já ta super bem explicado no youtube, recomendo o conteúdo do https://www.youtube.com/@FilipePsi ele fez: uma série de vídeos sobre o assunto, alguns direcionados ao que o Vitor fala, tipo esse aqui METAFORANDO - REFUTANDO (Ep. 01) (https://youtu.be/UNdQm41KW1g) tem vídeo dele, além do conteúdo direcionado ao Vitor, também fala do Ricardo Ventura e no processo ele mostra como as ideias de Paul Ekman não são válidas e como a ciencia demonstrou isso Além dele a Bibi Bailas do canal https://www.youtube.com/@FisicaeAfins fez vídeo sobre o assunto tabém https://youtu.be/qKpTXjyAYOE

5 respostas

Olá Vinicius, tudo bem?

Agradecemos por compartilhar sua opinião sobre micro expressões e pelas recomendações de canais no Youtube.

É importante lembrar que existem diferentes pontos de vista sobre o assunto e é sempre válido buscar informações atualizadas e embasadas em estudos científicos.

Bons estudos!

Comento isso principalmente por ser uma forma de perpetuar preconceitos na sociedade, beleza que há pontos de vistas diferentes mas o fato pesquisado, mostrado em estudos e aceito majoritariamente aceito na ciência desmente toda a posição quando se trata de micro expressões. Beleza que quando estamos em sociedade vamos ter que lidar com outras pessoas, e tentar entender o que elas estão pensando, mas isso é cheio de problemas, inclusive, justamente por não existir um manual de leitura corporal que o Paul Ekman sugere que exista. O ponto que vocês deveriam em se preocupar em não passar pra frente é:

  • se eu mostrar para as pessoas uma forma de entender os comportamentos que comprovadamente não funciona eu estarei ajudando ou prejudicando essa pessoa?
  • se alguém que se formou no curso usar esses conhecimentos inválidos e prejudicar outra pessoa eu serei coresponsável?
  • tem como abordar o tema de maneira mais cientifica, ou ao menos sem se apoiar em pseudo-ciência?

Olha eu acho que da sim pra abordar esses temas de forma muito melhor, aliás seria melhor só remover toda a parte de micro expressões. Eu não sei se está claro o quão ruim pode ser alguém que se acha que consegue ler o outro como se lê um livro e sai por ai julgando os outros? Quantos lideres passam por esse curso?

De novo, não é ponto de vista, e os vídeos citados deixam isso claro de forma simplificada e citando os artigos acadêmicos de quem estudou para chegar nessa conclusão, pode ir atrás dos artigos também se achar necessário.

O problema nem é tanto não ser uma ciência, mas sim ser uma pseudociência, o que lhe confere uma credibilidade que, embora mais do que questionável, embasa diversas barreiras atitudinais contra aqueles que tiverem o azar de se expressarem de formas "negativas".

Imagine quantos já não foram excluídos de processos seletivos por serem supostamente incompatíveis com o cargo em razão de crendices originárias das tais micro-expressões...

Excelente pontuação sobre o tema Vinícius. Vou ver os vídeos para entender de forma mais ampla.

Excelente ponto, Vinicius! Aproveito para reforçar o conteúdo da Bibi Bailas que é uma excelente divulgadora científica. E lembrando que opinião não é ciência. :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software