No exemplo mostrado na aula, a área limitada para verificar o acerto é quadrada, fiz uma implementação para que essa área seja circular!
<body>
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var posicaoXAleatoria = sorteiaCoordenada(540);
var posicaoYAleatoria = sorteiaCoordenada(340);
var raioDeAcerto = 10;
var distanciaParaAcertar = 0;
var raio = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
pincel.strokeRect(0, 0, 600, 400)
}
function desenhaAlvo(coordenadaX, coordenadaY) {
desenhaCirculo(coordenadaX, coordenadaY, raio + 20, 'red');
desenhaCirculo(coordenadaX, coordenadaY, raio + 10, 'white');
desenhaCirculo(coordenadaX, coordenadaY, 10, 'red');
}
function sorteiaCoordenada(coordenadaMaxima) {
return Math.floor(30 + Math.random() * coordenadaMaxima);
}
function geraNovaPosicao() {
posicaoXAleatoria = sorteiaCoordenada(540);
posicaoYAleatoria = sorteiaCoordenada(340);
limpaTela();
desenhaAlvo(posicaoXAleatoria, posicaoYAleatoria);
}
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
var diferencaEmX = posicaoXAleatoria - x;
var diferencaEmy = posicaoYAleatoria - y;
var distanciaParaAcertar = Math.sqrt(diferencaEmX ** 2 + diferencaEmy ** 2)
if (distanciaParaAcertar <= raioDeAcerto) {
alert('Acertou!');
}
console.log("posX: " + posicaoXAleatoria);
console.log("posY: " + posicaoYAleatoria);
console.log("raio: " + distanciaParaAcertar);
}
setInterval(geraNovaPosicao, 1000);
tela.onclick = dispara;
</script>
</body>