1
resposta

Meu Ikigai : real ou zona de conforto?

AQUILO QUE VOCÊ AMA:

1. Ler
  2. Interagir com as pessoas
  3. Aprender

AQUILO QUE VOCÊ É BOM EM FAZER:

1. Trabalhar com pessoas
  2. Aceitar riscos
  3. Compartilhar conhecimento

AQUILO QUE VOCÊ PODE SER PAGO PARA FAZER

1. Conhecimentos técnicos adquiridos (farmacêutica)
  2. Bordar
  3. Fazer vídeos simples

AQUILO QUE O MUNDO PRECISA:

1. Curiosas - na busca por aprender novas habilidades, para experimentação de novas coisas
  2. Conectem - pessoas que consigam se conectar com outras
  3. Compartilhem os conhecimentos

A reflexão do Ikigai me despertou ampliar o meu olhar sobre o que eu amo, o que eu sou bom, o que posso ser pago para fazer e o que o mundo precisa. Atualmente, eu trabalho com burocracia (famosa papelada), mas o meu perfil é um pouco diferente do habitual. Acredito que esse seja exatamente o meu diferencial e ser quem eu sou me possibilita a levar um cotidiano diferente para as outras pessoas. Então de certa forma consigo utilizar/desenvolver minhas habilidade do Ikigai. Mas, a busca por ampliar ainda mais esse meu horizonte, que me levou a me inscrever numa plataforma com cursos de tecnologia e principalmente as seguintes perguntas: Será que este é realmente meu ikigai ou estou bem na minha zona de conforto e não quero desafia-lo? Como saber se não estou somente acomodada?

1 resposta

Olá, Camila. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar sua resposta conosco.

Parabéns por responder à atividade e continue assim.

O Ikigai não é constante, é uma atividade que pede para ser feita em diversos momentos, pois sempre irá apresentar mudanças, pois acompanha a nossas experiência e realidade, então o conceito de correto não encaixa bem no Ikigai, na minha perspectiva, mas é necessário se autoconhecer e ser sincero no processo.

E o ponto de reconhecer a zona de conforto e acomodação, vem do processo de autoconhecimento e análise do dia a dia, por exemplo, perceber que as atividades são feitas no automático, não apresentando desafio ou novos aprendizados.

Bons estudos!