1
resposta

Meu Ikigai

Hoje meu Ikigai está relacionado a reencontrar segurança pessoal através de uma recolocação profissional. Sou viúva, sem filhos, minha mãe vive comigo e tocamos a vida com 5 pets. Algumas vezes você precisa recomeçar e passa a dar valor para as pequenas coisas: tive um marido espetacular que partiu jovem e repentinamente e o que era estilo de vida/padrão hoje é um luxo/ostentação impensável. Pode parecer um propósito bem egoísta sob certa ótica, contudo, ninguém é feliz no todo se dentro da sua casa não tiver proteção e tranquilidade para arcar com seus compromissos. Ou seja, a minha aspiração tomará forma mais nítida quando eu puder voltar a respirar melhor...

1 resposta

Olá, Vanessa!

Sinto muito pela perda do seu marido e acredito que seu Ikigai não é egoísta de forma alguma. Todos nós precisamos de segurança e tranquilidade em nossas vidas para poder nos desenvolver e crescer.

No contexto da aula, o Ikigai é uma ferramenta para nos ajudar a entender o que nos move e encontrar nossa razão de existir. Ele é formado por quatro pilares: o que amamos, o que somos bons, o que pode ser financiado (ou seja, o que podemos fazer para ganhar a vida) e qual é o nosso propósito de existência, missão ou vocação.

No seu caso, parece que você já identificou partes do seu Ikigai: você tem um amor profundo pela sua família (incluindo seus pets) e deseja encontrar uma recolocação profissional que lhe permita cuidar deles. Isso é absolutamente válido e um propósito muito forte.

Agora, o desafio é identificar as outras partes do seu Ikigai. Pense no que você é realmente boa. Quais são suas habilidades e talentos? Como você pode usar essas habilidades para encontrar uma recolocação profissional que lhe traga segurança financeira? E qual é o seu propósito mais profundo, a contribuição que você quer dar ao mundo?

Lembre-se, o Ikigai é uma aspiração, algo que devemos buscar continuamente. Não é algo que encontramos de uma vez e depois paramos de procurar. É um processo contínuo de autoconhecimento e crescimento.

Qualquer dúvida, pode contar com a gente!

Vanessa, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software