A mediação prática envolve aspectos importantes:
- Abordagem do conflito de forma produtiva e adequada: aqui o importante é compreender qual é a divergência, de forma aberta e evitanto opiniões pessoais pré-formadas; entender a posição das pessoas tanto na empresa quanto como um possível posicionamento, pois auxiliam na compreensão das motivações. Com isso, adotar uma comunicação mediadora, resumindo o conflito, auxiliam na conversa em busca de resolver a questão.
- Manter a postura conciliadora e mediadoras com técnicas de comunicação não violenta: nesse aspecto, adotar uma posição mais neutra e evitando julgamentos ajuda a abrir as partes para negoociação, derrubando as defesas ou a pré-disposição em não se mudar de ideia. É importante sempre ressaltar a construção conjunta da solução, destacando os pontos positivos de cada um dos posicionamentos colocados, evitanto o julgamento. Com uma postura empática é possível criar compaixão e uma maior disposição das partes em abordar o tema em conflito de forma mais objetiva e técnica, separando as motivações pessoais.
- Olha a objeção objetivamente e buscar caminhos para contorná-las: o desafio dessa parte é manter a objetividade do conflito em relação ao objetivo que se pretende atingir, separando motivações pessoais e antigas que nada tem a ver com a questão presente. Assim, pode-se buscar soluções e contornar objeções ressaltando os pontos forte e falhos, apresentando as oportunidades sem perder de vista os desafios, que seria a aplicação da matriz SWOT. A partir de todos esses elementos, é fundamental comunicar de forma clara os acontecimentos, as discussões geradas e o que foi acordado em reunião. Essa comunicação sintetiza os principais pontos e os próximos passos da equipe.