Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Maven - A sintaxe do comando está incorreta.

Mesmo que eu configure o Maven pelo path ou tente usando direto pela pasta bin.

Independente do comando que eu rode no Maven, sempre retorna a mesma coisa "A sintaxe do comando está incorreta.", já tentei com as versões 3.3.9, 3.5.4 e 3.6.0.

Caso eu tente rodar no eclipse, funciona sem problemas, mas só consigo rodar por lá.

Alguém já teve esse problema ? Sabe porque ?

4 respostas

Oi Caique! Tudo bem?

Poderia me dizer qual comando você está executando?

Fico no aguardo,

Rodrigo

Opa Rodrigo, qualquer comando que eu execute retorna isso.

Executei "mvn --version" ou apenas "mvn" mas independente do comando, retorna "A sintaxe do comando está incorreta."

Oi Caique! Tudo bem?

Eu uso Mac e acabei de descompactar um maven para testar. Qual é seu sistema operacional?

➜  / cd personal 
➜  /personal cd apache-maven-3.6.1\ 2 
➜  apache-maven-3.6.1 2 cd bin
➜  bin ./mvn
[INFO] Scanning for projects...
[INFO] ------------------------------------------------------------------------
[INFO] BUILD FAILURE
[INFO] Total time:  0.140 s
[INFO] Finished at: 2019-05-05T20:46:25-03:00
[ERROR] No goals have been specified for this build. You must specify a valid lifecycle phase or a goal in the format <plugin-prefix>:<goal> or <plugin-group-id>:<plugin-artifact-id>[:<plugin-version>]:<goal>. Available lifecycle phases are: validate, initialize, generate-sources, process-sources, generate-resources, process-resources, compile, process-classes, generate-test-sources, process-test-sources, generate-test-resources, process-test-resources, test-compile, process-test-classes, test, prepare-package, package, pre-integration-test, integration-test, post-integration-test, verify, install, deploy, pre-clean, clean, post-clean, pre-site, site, post-site, site-deploy. -> [Help 1]
[ERROR] 
[ERROR] To see the full stack trace of the errors, re-run Maven with the -e switch.
[ERROR] Re-run Maven using the -X switch to enable full debug logging.
[ERROR] 
[ERROR] For more information about the errors and possible solutions, please read the following articles:
[ERROR] [Help 1] http://cwiki.apache.org/confluence/display/MAVEN/NoGoalSpecifiedException
➜  bin 

Como você pode ver, o meu erro é que a pasta onde estou executando o mvn não tem um projeto e consequentemente um pom.xml. Mesmo assim ele executa.

Já o commando --version retorna o seguinte resultado:

➜  bin ./mvn --version
Apache Maven 3.6.1 (d66c9c0b3152b2e69ee9bac180bb8fcc8e6af555; 2019-04-04T16:00:29-03:00)
Maven home: /personal/apache-maven-3.6.1 2
Java version: 12.0.1, vendor: Oracle Corporation, runtime: /Library/Java/JavaVirtualMachines/jdk-12.0.1.jdk/Contents/Home
Default locale: en_BR, platform encoding: UTF-8
OS name: "mac os x", version: "10.14.4", arch: "x86_64", family: "mac"
➜  bin 

Abraço,

Rodrigo

solução!

Pois é, eu consegui rodar sem problemas em Mac e no Linux, agora estou utilizando Windows 10 e é o único em que vi esse problema.

Achei algo interessante.

caiqu@DESKTOP-7KCD9VT MINGW64 /c/apache-maven-3.3.9/bin
$ ./mvn --version
./mvn: line 138: cd: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_171": No such file or directory
Error: JAVA_HOME is not defined correctly.
  We cannot execute /c/apache-maven-3.3.9/bin/bin/java

Ao rodar o comando usando o Git Bash, retornar esse erro, no CMD não retornava.

Então dei uma fuçada aqui, percebi que, mesmo que o Java 1.8 setado no PATH, estava retornando que eu estava usando java 10

Então tinha no path uma configuração do java 10, que provavelmente alguma aplicação colocou lá automaticamente no seguinte caminho:

C:\Program Files (x86)\Common Files\Oracle\Java\javapath

Removi essa referencia, e deixei apenas a configuração do JAVA_HOME apontando pro java 1.8 e a configuração dele no Path.

Após isso o Maven começou a funcionar =]

Então fica a dica ai caso alguem tenho o mesmo problema no futuro, verifica qual a versão do java que está rodando ai e ajustar as configurações no Path !

Fazia tempo que estava com esse problema e não tinha pensado em testar com outro terminal.

Vlw Rodrigo ! Indiretamente, consegui chegar a isso com esse seu log do terminal hehe.

C:\Users\caiqu>mvn --version                                                                                            Apache Maven 3.3.9 (bb52d8502b132ec0a5a3f4c09453c07478323dc5; 2015-11-10T13:41:47-03:00)                                Maven home: C:\apache-maven-3.3.9\bin\..                                                                                Java version: 1.8.0_171, vendor: Oracle Corporation                                                                     Java home: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_171\jre                                                                       Default locale: pt_BR, platform encoding: Cp1252                                                                        OS name: "windows 10", version: "10.0", arch: "amd64", family: "dos"