1
resposta

Mas afinal, é melhor escrever uma função já com 'return' (como padrão) ou analisar caso a caso?

Oi pessoal! Tudo bem?

Consegui encontrar uma resposta aqui no fórum sobre a funcionalidade do return e para quê devemos considera-lo. Porém, uma outra dúvida me veio em mente.

Digamos que eu esteja escrevendo uma função e eu ainda não sei se possívelmente invocarei ela dentro de uma variável.

Em casos como esse, por default, posso sempre considerar escrever a função já com o return? Ou isso não é considerado boa prática? uma vez que eu escrevendo a função devo já saber se ela poderá ser invocada dentro de uma variável ou não.

Obrigada :)

1 resposta

Boa tarde Amanda! Tudo bem com você?

Sua dúvida é muito relevante e demonstra que você está pensando de maneira criteriosa sobre boas práticas de programação. Você pode considerar escrever funções com return por padrão se houver a possibilidade de precisar do valor de retorno no futuro. Isso aumenta a reutilização e flexibilidade do seu código. No entanto, é importante balancear isso com a clareza e propósito da função. Se a função não precisa retornar um valor (por exemplo, ela apenas realiza uma ação), então omitir o return também é válido.

Deixo algumas dicas e reflexões para o momento da criação de uma nova função:

  • Defina o propósito da função: Antes de tudo, defina claramente o propósito da sua função. Se a função deve calcular e devolver um valor, use return. Se a função apenas realiza uma ação (como exibir algo no console), você pode não precisar de return

  • Consistência: Manter consistência no uso do return pode ajudar a tornar seu código mais previsível. Se há uma chance de que você precise do valor calculado pela função no futuro, é uma boa prática usar return

  • Flexibilidade: Usar return dá mais flexibilidade ao seu código, permitindo que a função seja reutilizável em diferentes contextos. Por exemplo, uma função de soma com return pode ser usada diretamente em uma expressão matemática ou para atribuir valores a variáveis.

  • Evite funções sem retorno explícito se precisar do valor: Se sua função realiza uma operação que deve ser usada posteriormente, sempre retorne o resultado. Isso evita comportamentos inesperados.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!