//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 13;
let raio = diametro/2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 2;
let velocidadeYBolinha= 2;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteLargura = 90;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
//variáveis da raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu =false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaCoalisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio> width ||
xBolinha - raio< 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete (x,y){
rect (x,y,raqueteComprimento,raqueteLargura);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaCoalisaoRaquete () {
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteLargura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *=-1;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x,y){
colidiu = collideRectCircle(x,y,raqueteComprimento,raqueteLargura,xBolinha,yBolinha,raio);
if (colidiu) {
velocidadeXBolinha *=-1
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}
function incluiPlacar (){
fill(255);
text(meusPontos, 278, 26);
text(pontosOponente, 321,26);
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590) {
meusPontos +=1;}
if (xBolinha < 10) {
pontosOponente +=1;
}
}